WOMEN IN SCIENCE

INSPIRING THE NEXT GENERATION OF HIGH SCHOOL SCIENTISTS

Authors

  • Ana Paula Lima da Silva UnB

Keywords:

Sciences, Women in science, Self-recognition, Representativeness, Education

Abstract

This article aims to tell stories of women who contributed to the evolution of science, emphasizing their presence in the scientific scenario of physics, chemistry, mathematics and biology, facing the barrier of structural machismo. Addressing the theme in high school, aiming to offer a space for discussion, recovery, learning and integration to bring girls closer to the world of science, expanding their interest in these areas. Therefore, this work will address the history of women in science and a lesson plan of an investigative nature, having verification with students from the 1st year of high school at a private institution located in Águas Lindas de Goiás, which sought to promote more dynamic and active. Given the results collected through the execution of the activity, it was possible to verify that the students assimilated the importance and need to address the topic in the classroom. Furthermore, it was able to indicate, based on self-recognition, the motivation and belief of success in pursuing
scientific careers on the part of some students.

References

- Mulheres cientistas: como a escola pode estimular meninas a atuarem em áreas ligadas às ciências exatas e à tecnologia? - Aprende Brasil. Aprende Brasil. Disponível em: <https://aprendebrasil.com.br/podcasts/26-meninas-na-escola-hoje-mulheres-na cienciaamanha/>. Acesso em: 11 julho 2024.

A mulher na ciência e tecnologia. Site: IPT, 2016.

AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004. p. 19-33.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º ciclos. Apresentação em Temas transversais. Brasília: MEC/SEF. BRITISH COUNCIL. Revista Mulheres na Ciência. São Paulo: British Council, 2019. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br. Acesso em: 15 jan. 2025.

CABRAL DE MOURA, J. A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIENTISTAS - The Influence of Inquiry Science Teaching on The View of Elementary Students on Scientists. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID484/v13_n2_a2018.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2024.

CURRICULAR, U. Secretaria executiva de desenvolvimento da educação gerência geral de ensino médio e anos finais do ensino fundamental gerência de políticas educacionais do ensino médio. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://portal.educacao.pe.gov.br/wp 16content/uploads/2023/08/Unidade-Curricular_Investigacao_Cientifica.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2025

Dados e estatísticas da plataforma lattes. Site: Cnpq, julho 2017.

FERREIRA DA SILVA, F. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM. [s.l: s.n.]. Disponível em:<https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf>.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

H. P. de Melo and L. M.C.S Rodrigues. Pioneiras da Ciência do Brasil. Site: SBPC, 2006.

HORIZONTE, B. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA TEMÁTICA SEXUALIDADE PARA ADOLESCENTES DE UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO SOCIOEDUCATIVA. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBDAGSGHF/1/monografia_final_para_impress_o.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2025.

Kosminsky, L.; Giordan, M. (2002). Visões sobre Ciências e sobre o Cientista entre Estudantes do Ensino Médio. Química nova na escola, 15, 11-18.

Lise Meitner - Nuclear Museum – Atomic Heritage Foundation. Disponível em: https://ahfnuclearmuseumorg.translate.goog/ahf/profile/lisemeitner/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc. Acesso em: 15 jan. 2025.

LINO, Tayane Rogeria; MAYORGA, Cláudia. As mulheres como sujeitos da ciência: uma análise da participação das mulheres na ciência moderna. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 7, n. 3, p. 96-107, 2016.

CORTES, Mariane Rodrigues. MULHER NA CIÊNCIA: “Ciência também é coisa de mulher!” [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/5991/Mariane%20Rodrigues%20Cortes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 jan. 2025.

Meninas Na Escola, Mulheres Na Ciência Ferramentas Para Professores Da Educação Básica. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em:

<https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/DIGITAL_MDA_SHELL.pdf>.

Nova Escola Box | Da Antiguidade a 2020, uma linha do tempo para mostrar que a ciência também é delas. Disponível em: https://box.novaescola.org.br/etapa/2/educacao-fundamental1/caixa/261/a-ciencia-das-mulheres/conteudo/20212. Acesso em: 14 jan. 2025.

Plataforma Lattes- Curriculo Lattes de Amélia Império Hamburger. 2017.

RAYANE, J.; XAVIER. Instituto Federal Do Espírito Santo - Campus Itapina - Curso Superior de Licenciatura Em Ciências Agrícolas: O Ensino De Ciências Por Investigação: Conceitos E Práticas. [s.l: s.n.]. Disponível em:<https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/2328/Xavier%2C%20Rayane%20Jardim.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 jan. 2025.

Reis, P.; Rodrigues, S.; Santos, F. (2006). Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, 5(1),51-74. Acesso em 15 jan., 2025,

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4618/1/Concepcoes-sobre-os-cientistas-em-alunos-do1- ciclo-do-Ensino-Basico-Pocoes maquinas-monstros-invencoes-e outras-coisas-malucas.pdf.

ROSALIND FRANKLIN Descobriu o formato de dupla-hélice do DNA BIOGRAFIA, CARREIRA E PESQUISA. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://museucatavento.org.br/mulheres-na-ciencia/rosalind-franklin/FOLDER.pdf>.

Silva, V.M.; Rico, E.P.; Souza, D.; Oliveira, D.L. (2015). Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 14(1), 17-34. Acesso em 15 jan. 2025., http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_1_2_ex888.pdf.

Simões, C.A.; Simões, A.V. (2009). As representações sociais do cientista entre alunos do ensino fundamental de Manaus: indicações para o ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, v.7, 2009. Florianópolis. Anais. Florianópolis: ABRAPEC. Disponível em: < http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1198.pdf >. Acesso em: 21 nov. 2024.

UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). 2018.

Vista do A Influência Do Ensino De Ciências Por Investigação Na Visão De Alunos Do Ensino Fundamental Sobre Cientistas. Ufmt.br. Disponível em:

<https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/203/182>. Acesso em: 11 jul. 2024.

Zanon, D.A.V.; Machado, A.T. (2013). A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciências & Cognição, 18(1), 46-56.

Published

2025-10-13

Issue

Section

Ciência é 10!

How to Cite

WOMEN IN SCIENCE: INSPIRING THE NEXT GENERATION OF HIGH SCHOOL SCIENTISTS. (2025). Physicae Organum, 10(2). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/physicae/article/view/58539