A contribuição do LaBCCERva para o mercado malteiro e cervejeiro: desenvolvimento de malte com cevada cultivada na região centro-oeste

Autores

  • Lourenço di Giorgio Silva Pinheiro Universidade de Brasília (UnB)
  • Grace Ferreira Ghesti Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Malte, cerveja, ambiente de inovação, tríplice hélice, educação cervejeira

Resumo

A Universidade de Brasília (UnB) apresenta um papel crucial na área cervejeira e malteira, sendo pioneira ao trabalhar o tema a nível de graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa e projeto de extensão LaBCCERVa (Laboratório de Bioprocessos Cervejeiros e Catálise em Energias Renováveis) tem trabalhado com esses setores, contribuindo para o desenvolvimento regional das atividades. O objetivo do trabalho foi promover um ambiente interativo entre os setores produtivos relacionados à cerveja, proporcionando inovação tanto para a agroindústria quanto para o setor cervejeiro.
O projeto resultou na identificação da cevada como inadequada para a produção de malte tipo pilsen, mas promissora para produção de maltes especiais. O aumento de microcervejarias no território nacional abriu oportunidade de produzir uma matéria-prima, que anteriormente era importada em sua totalidade, aumentando o valor agregado da cevada cultivada na região e promovendo a agroindústria local.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

A contribuição do LaBCCERva para o mercado malteiro e cervejeiro: desenvolvimento de malte com cevada cultivada na região centro-oeste. Participação, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 168–178, 2018. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/20164. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.