A contribuição do LaBCCERva para o mercado malteiro e cervejeiro: desenvolvimento de malte com cevada cultivada na região centro-oeste
Palavras-chave:
Malte, cerveja, ambiente de inovação, tríplice hélice, educação cervejeiraResumo
A Universidade de Brasília (UnB) apresenta um papel crucial na área cervejeira e malteira, sendo pioneira ao trabalhar o tema a nível de graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa e projeto de extensão LaBCCERVa (Laboratório de Bioprocessos Cervejeiros e Catálise em Energias Renováveis) tem trabalhado com esses setores, contribuindo para o desenvolvimento regional das atividades. O objetivo do trabalho foi promover um ambiente interativo entre os setores produtivos relacionados à cerveja, proporcionando inovação tanto para a agroindústria quanto para o setor cervejeiro.
O projeto resultou na identificação da cevada como inadequada para a produção de malte tipo pilsen, mas promissora para produção de maltes especiais. O aumento de microcervejarias no território nacional abriu oportunidade de produzir uma matéria-prima, que anteriormente era importada em sua totalidade, aumentando o valor agregado da cevada cultivada na região e promovendo a agroindústria local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.