EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DE MINAS GERAIS: O ICA/UFMG
Resumo
Na visão dos autores, percebe-se que a atuação da universidade no mercado globalizado tem atendido mais à s exigências do capitalismo, excluindo as demandas sociais. O objetivo deste artigo é analisar as possíveis contribuições do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) para o desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, por meio da extensão universitária, no período de 2008 a 2017. Será verificado se essas ações estão seguindo a lógica capitalista ou atendem à s demandas sociais, promovendo o desenvolvimento regional, democratizando o acesso e a inclusão dos saberes tradicionais e promovendo o compartilhamento dos conhecimentos científicos e não científicos. A metodologia utilizada foi o Survey. Discutiu-se, ainda, a importância das conexões entre o ICA e os segmentos sociais, descrevendo algumas de suas ações . Concluiu-se que o ICA promove o desenvolvimento regional, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.