O triunfo do urbano

Auteurs-es

  • Thierry Paquot Institut d'Urbanisme de Paris
  • Elane Ribeiro Peixoto Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-9998-3438

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.13

Mots-clés :

Non-ville, non-campagne, urbanização contemporânea

Résumé

O presente artigo situa as discussões de Françoise Choay sobre o mundo contemporâneo, no qual ela reconhece o triunfo do urbano em escala planetária. Os termos “non-ville” [não cidade] e “non-campagne” [não campo] são propostos pela autora para indicar o fim da cidade como conjunção entre civitas e urbs — isto é, uma comunidade reunida em um espaço definido e delimitado e que se distingue, por oposição, ao campo. São termos-chave para o entendimento de um fenômeno de dispersão do urbano decorrente da inovação dos meios de transporte e comunicação que constituem redes técnicas que conformam os espaços e os comportamentos. As posições de Choay são cotejadas com as de pensadores como Bernard Charbonneau, Henri Lefebvre, Maurice Bardet, Melvin Webber, Francesco Indovina, entre outros. A tradução do artigo, originalmente escrito em francês, deu atenção ao ritmo do texto, respeitando sua pontuação, e manteve os títulos citados e os neologismos no idioma original, indicando a tradução dos últimos entre colchetes. Notas foram incluídas para auxiliar os leitores brasileiros que, porventura, não estejam familiarizados com os autores mencionados.

Biographies de l'auteur-e

  • Thierry Paquot, Institut d'Urbanisme de Paris

    Filósofo do urbano, professor aposentando do Institut d'Urbanisme de Paris e editor da revista Urbanisme desde 1994. Publicou numerosos livros sobre a urbanização planetária, as utopias, a geo-história e o pensamento ecológico. Entre seus livros, encontram-se: Désastres urbains. Les villes meurent aussi [Desastres urbanos. As cidades também morrem] (2015, 2019); Mesure et démesure des villes [Medida e desmedida das cidades] (2020); Demeure terrestre: enquête vagabonde sur l'habiter [Morada terrestre: pesquisa divagante sobre o habitar] (2020); L'Amérique verte: portraits d’amoureux de la nature [A América verde: retratos amorosos da natureza] (2020); Les bidonvilles [As favelas] (2022); e Rachel Carson: pour la beauté du monde [Rachel Carson: pela beleza do mundo] (2023).

  • Elane Ribeiro Peixoto, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

    Professora da Universidade de Brasília, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Suas pesquisas abrangem temas da área de teoria, história e crítica, incluindo a tradução de textos de interesse. Assumindo a tradução como um diálogo entre culturas, foi responsável pela tradução do francês para o português de Percorrer a cidade [Courir la ville] (2002), de Henri-Pierre Jeudy, e de O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese (1903) [Le culte moderne des monuments: son essence et sa genèse], publicado em francês em 2013, de Aloïs Riegl. Atualmente, faz a tradução dos verbetes assinados por Françoise Choay e publicados no Dictionnaire d'urbanisme et de l'aménagement (2015), obra que a historiadora das ideias dirigiu em parceria com Pierre Merlin. Essa tradução é um dos resultados do trabalho de pós-doutorado de Elane Peixoto, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb), sob a supervisão de Margareth da Silva Pereira e com apoio do CNPq.

Références

CHARBONNEAU, Bernard. La lèpre du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. De l’anarchitecture pavillionaires à lordes Babelien. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. La fin du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. Vers la banlieue totale par le pouvoir total. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

PAQUOT, Thierry. Homo urbanus: essai sur l’ urbanisation du monde et des moeurs. Paris: Editions du Félin, 1990.

_________Le Monde des villes. Panorama urbain de la planète. Bruxelas: Paris, Editions Complexe, 1996

_________.Terre urbaine. Cinq défis pour le devenir urbain de la planète. Paris: La Découverte, 2006.

_________.Désastres urbains. Les villes meurent aussi. Paris: La Découverte, 2015.

Téléchargements

Publié

2023-12-09

Articles similaires

1-10 de 38

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.