O triunfo do urbano
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.13Palavras-chave:
Non-ville, non-campagne, urbanização contemporâneaResumo
O presente artigo situa as discussões de Françoise Choay sobre o mundo contemporâneo, no qual ela reconhece o triunfo do urbano em escala planetária. Os termos “non-ville” [não cidade] e “non-campagne” [não campo] são propostos pela autora para indicar o fim da cidade como conjunção entre civitas e urbs — isto é, uma comunidade reunida em um espaço definido e delimitado e que se distingue, por oposição, ao campo. São termos-chave para o entendimento de um fenômeno de dispersão do urbano decorrente da inovação dos meios de transporte e comunicação que constituem redes técnicas que conformam os espaços e os comportamentos. As posições de Choay são cotejadas com as de pensadores como Bernard Charbonneau, Henri Lefebvre, Maurice Bardet, Melvin Webber, Francesco Indovina, entre outros. A tradução do artigo, originalmente escrito em francês, deu atenção ao ritmo do texto, respeitando sua pontuação, e manteve os títulos citados e os neologismos no idioma original, indicando a tradução dos últimos entre colchetes. Notas foram incluídas para auxiliar os leitores brasileiros que, porventura, não estejam familiarizados com os autores mencionados.
Referências
CHARBONNEAU, Bernard. La lèpre du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.
_____. De l’anarchitecture pavillionaires à lordes Babelien. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.
_____. La fin du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.
_____. Vers la banlieue totale par le pouvoir total. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.
PAQUOT, Thierry. Homo urbanus: essai sur l’ urbanisation du monde et des moeurs. Paris: Editions du Félin, 1990.
_________Le Monde des villes. Panorama urbain de la planète. Bruxelas: Paris, Editions Complexe, 1996
_________.Terre urbaine. Cinq défis pour le devenir urbain de la planète. Paris: La Découverte, 2006.
_________.Désastres urbains. Les villes meurent aussi. Paris: La Découverte, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paranoá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).