Com a cidade nas mãos.
dar a ver o que de outra forma não se vê. Fundos documentais do Arquivo Municipal de São Paulo e a Coleção Ramos de Azevedo da Biblioteca da FAUUSP.
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.17Palavras-chave:
Arquitetura, Urbanização, Coleções, DigitalizaçãoResumo
Duas preciosas coleções de desenhos arquitetônicos e negativos de vidro permitem redesenhar a cidade de São Paulo em processo de escrita e reescrita ao longo do tempo. O presente artigo versa sobre as potencialidades heurísticas da Série Obras Particulares e do Fundo Ramos de Azevedo, Severo & Villares do Arquivo Municipal, em paralelo à coleção de desenhos e negativos de vidro do mesmo escritório da Biblioteca da FAUUSP. Indiretamente versa sobre os desafios da digitalização e informatização de acervos de arquitetura no Brasil, revelando a imperativa necessidade da extroversão e democratização de coleções dessa natureza para a renovação do olhar sobre a História da Urbanização e da Arquitetura das cidades.
Referências
Relatório Técnico do Projeto de Recuperação, Conservação e Reprodução de Negativos de Fotos do Setor Audiovisual do Serviço de Biblioteca e Informação/ FAUUSP, 1995/1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).