Metáfora ontológica: a personificação na narrativa mítica e nos processos de formação de palavras Tupí
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v7i1.16292Palavras-chave:
LinguísticaResumo
Este trabalho tem por objetivo a análise de construções metafóricas ontológicas em línguas Tupí, tomando-se por base a teoria cognitiva da metáfora (Lakoff; Johnson 2002). Parte da pesquisa foi realizada no período de 2005 a 2007, com o auxílio do PIBIC/UNIR/CNPq e da Universidade de Porthsmouth (Inglaterra). A abordagem cognitiva de análise linguística se pauta na busca de relações entre a experiência do domínio físico, a natureza conceptual do pensamento e a arquitetura da linguagem; um olhar atento para a linguagem do cotidiano é o bastante para que se perceba o valor e a frequência de expressões metafóricas; além disso, as metáforas estão profundamente relacionadas com os conceitos culturais dos povos, envolvendo fatores culturais, linguísticos, contextuais e cognitivos. No presente estudo, enfoca-se a metáfora ontológica da personificação. São analisadas: (i) duas versões de uma mesma narrativa oral, (ii) sentenças complexas produzidas oralmente; (iii) algumas palavras compostas da língua em foco, demonstrando, no processo de formação dessas palavras, a ocorrência de processos metafóricos, envolvendo a personificação.Referências
Basílio, Margarida. 2007. Teoria Lexical. São Paulo: Ática.
Benjamin, W. 1985. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Magia Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
Croft, W.; D. A. Cruse. 2004. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
Dubois, J. et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1993.
Lakoff, G.; M. Johnson. 2002. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; Educ. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada)
Lakoff, G. 1987. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press.
Kövecses, Z. 2005. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press.
______. 2006. Language, culture and mind: a pratical introduction. Oxford: Oxford University Press.
______. 2009. Metaphor, culture and discourse: the pressure of coherence. In: A. Mulsolff & J. Zinken (Eds.). Metaphor and discourse. London: Palgrave Macmillan, pp. 11-240.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Antropológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.