Representações imagéticas no jornal O Globo
para falar de rua ocultando pessoas
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i1.37303Palavras-chave:
estudos críticos do discurso, gramática do design visual, O Globo, situação de rua, políticas públicasResumo
Com objetivo de discutir a representação de pessoas em situação de rua por mecanismos imagéticos com efeitos de distanciamento e encobrimento na mídia eletrônica de notícias, neste artigo analiso dados do jornal O Globo. Considero textos que cruzam as temáticas situação de rua e políticas públicas, contendo imagens em sua composição. A categoria analítica que dirige a composição do corpus é o aspecto saliência dos significados composicionais (Kress; van Leeuwen, 1996). São analisadas as 13 fotografias do corpus que põem em saliência elementos não humanos. Resultados apontam elementos em relação locativa de encaixe conceitual, criando um espaço entre ausência e presença.
Downloads
Referências
ÁVILLA, H.; MOLINA, L. A situação de rua como problemática social estrutural nas cidades. In: Resende, V. M.; Silva, R. B. (orgs.), Diálogos sobre resistência: organização coletiva e a produção do conhecimento engajado. Campinas: Pontes, 2017. p. 59-86.
BIASI-RODRIGUES, B.; NOBRE, K. C. Sobre a função das representações conceituais simbólicas na gramática do design visual: encaixamento ou subjacência. Linguagem em (Dis)curso, v. 10, n. 1, p. 91- 109, 2010.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. 2nd ed. New York: Longman, 2010.
JESSOP, B. Critical discourse analysis in Laclau and Mouffe’s post-Marxism. Simbiótica, v. 6, n. 2, p. 8-30, 2019.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 1996.
RESENDE, V. M. Representação de pessoas em situação de rua no jornalismo on-line: quais são as vozes convocadas para falar sobre a situação de rua? Revista de Estudos da Linguagem. v. 26, n. 3, p. 955-988, 2016.
RESENDE, V. M. Direitos humanos para quem? Políticas públicas e representação da gestão espacial da pobreza urbana em o globo. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 2, p. 616–644, 2018.
RESENDE, V. M.; GOMES, M. C. A. Representação da situação de rua no jornalismo eletrônico em textos verbo-visuais – a violência em discurso no Correio Braziliense (2011-2013). Linguagem em (Dis)curso, v. 18, n. 1, p. 165-191, 2018.
VAN DIJK, T. Discourse and knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London; New York: Routledge, 2005.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and practices. Oxford: Oxford University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.