Numéro courant
A pandemia de covid-19 expôs e aprofundou as desigualdades sociais em toda parte. No Brasil, a crise se agravou por ações e omissões do governo federal, incluindo flagrantes violações de direitos, que tornaram ainda mais vulneráveis os segmentos sociais periferizados. Povos e comunidades tradicionais enfrentaram esse cenário, dinamizando tecnologias de cuidado que vinculam pessoas, corpos, territórios e toda uma miríade de outros seres que os habitam. Também manejaram alianças e políticas públicas, em negociações para a afirmação de direitos, o combate à pandemia e a defesa da vida. O dossiê que dá título a esta nova edição da Revista Interethnica reúne reflexões baseadas em etnografias sobre saberes/práticas de cuidado mobilizadas nesse contexto.
Dossiê
Artigo
A Revista de Estudos em Relações Interétnicas acompanha a crescente e intensa atividade das pesquisadoras e pesquisadores sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e Humanidades, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural e antirracista entre sujeitos de diferentes sistemas de conhecimento.
A Interethnica é um periódico exclusivamente on-line. Publica artigos originais, conferências, entrevistas, ensaios visuais e bibliográficos, resenhas de livros e filmes, e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas relevantes para campo de estudos sobre relações interétnicas e raciais, compreendidas em sentido abrangente. São aceitas submissões em português, espanhol, francês ou inglês. Os artigos selecionados pela Equipe Editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de duplo anonimato.
A partir de 2021, a Interethnica passou a ser editada pelas pesquisadoras e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPG-PCTs), da Universidade de Brasília (UnB). O PPG-PCTs é um programa interunidades, contando com a participação da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Faculdade de Educação (FE), do Instituto de Ciências Sociais (ICS), por meio do Departamento de Antropologia (DAN), e do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).
No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como um periódico B2 na área de Antropologia e B4 na área Interdisciplinar.
Indexações: OJS, Qualis, PKP/Index, Sumários, Diadorim, Livre.