Entre o céu e a terra: os harakwá dos Awá e a Estrada de Ferro da Vale
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54428Palavras-chave:
Awá, karawara, conhecimento, Floresta Amazônica, cultura e naturezaResumo
A antropologia, ao longo dos anos, tem pesquisado diferentes povos, sociedades, grupos e temas, tendo como um de seus campos de estudo os povos indígenas, cujas diferentes sociedades têm sido investigadas e analisadas principalmente a partir de categorias ocidentais, que possuem como um de seus pontos fundantes as dicotomias natureza e cultura, humanos e não humanos, o conhecimento dominante científico ocidental e o conhecimento indígena. As reflexões propostas aqui sugerem uma narrativa etnográfica sobre o povo Awá-Guajá a partir do que observei e aprendi com eles, enquanto um indígena antropólogo da etnia Apurinã. Chama a atenção a relação dos Awá com os karawara (demiurgo), que ocorre por meio da caçada na floresta. Nessa perspectiva, a relação cosmológica, real e contemporânea de alteridade e de interdependência entre os Awá e os karawara, entre o céu e a terra precisa continuar para que haja a sustentabilidade dos recursos naturais, o bem e a manutenção do planeta e dos seres vivos que o habitam. Sem floresta não haverá caça e sem caça não haverá relação entre as sociedades celestes e terrenas, visto que os karawara precisam da floresta para continuar no céu e os Awá precisam do céu para continuar na floresta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.