Carta às jovens pós-pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54431Palavras-chave:
juventude quilombola, Kalunga, covid-19Resumo
Carta dirigida às jovens do Quilombo Kalunga, com o objetivo oferecer um testemunho sobre a pandemia de covid-19. As autoras refletem sobre as “sequelas” que carregam em seus corpos e mentes por terem experimentado um momento de desafios, que foi atravessado por sentimentos tais como dor, empatia e resiliência. Num texto de formato alternativo - uma missiva às futuras gerações - as autoras destacam o grave descaso do Estado com alguns grupos subalternizados, intensificado pelo avanço da extrema-direita, com seu desprezo para com as minorias, além de destacar os efeitos deletérios da flexibilização de direitos trabalhistas e as distintas formas de acessos à saúde experimentadas durante a pandemia da covid-19. Diante disso, foram de grande importância os cuidados e práticas de saúde ancestral, destacando que os povos quilombolas são povos do afeto, do amor e de sabedoria e que foi assim que puderam mobilizar alguns elementos voltados para atenuar os efeitos da covid-19 entre eles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.