40 anos em movimentos, uma vida pela juventude negra: entrevista com Deise Benedito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52392

Palavras-chave:

Deise Benedito, Agência Negra, Movimento Negro

Resumo

Inara Flora Cipriano Firmino, Emília Joana Viana de Oliveira e Rodrigo Portela Gomes entrevistam Deise Benedito. Entrevista realizada por videochamada, no dia 19 de dezembro de 2023, por meio da plataforma Teams (duração: 01h 53min).

Biografia do Autor

  • Deise Benedito, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e do Fórum Nacional de Mulheres Negras. Atualmente é Assessora Técnica na Área de Segurança Pública e Direitos Humanos da Liderança do PSOL, na Câmara Federal dos Deputados. Foi membro da Fala Preta Organização de Mulheres Negras e assessora técnica da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, vinculada à Diretoria do Departamento de Promoção e Defesa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ex-Perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, vinculado ao Ministério de Direitos Humanos da Presidência da República. Graduada em Direito, com especialização em Relações Étnico Raciais, Gênero, Segurança Pública e Sistema Prisional. Mestre em Direito e Criminologia pela UnB.

  • Inara Flora Cipriano Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de concentração em Teoria do Estado e Direito Constitucional, na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional. Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV- Direito SP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestra em Ciências (área de concentração: Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da FDRP/USP, sendo bolsista CAPES.

  • Emília Joana Viana de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Mulher negra do norte e doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Rodrigo Portela Gomes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas. Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) com período de visita técnica na Universidad Nacional de Colombia, financiado pela FAP/DF. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB.

Downloads

Publicado

31.01.2024

Como Citar

40 anos em movimentos, uma vida pela juventude negra: entrevista com Deise Benedito. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 1, p. 41–77, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52392. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/52392. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 139

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.