Práxis de Libertação do dossiê "Direitos e relações raciais"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52391

Resumo

Para a seção Práxis da Libertação, decidimos por apresentar documentos de contextos diversos da luta por direitos dos movimentos negro, indígena e quilombola.

   

Biografia do Autor

  • Ciro de Souza Brito, Instituto Socioambiental, Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com período de estudos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Graduado em Direito pela UFPA, com período de estudos na Peking University. Atualmente, é analista sênior de Políticas do Clima no Instituto Socioambiental, fellow no China Legal Fellow Project do Center for Transnational Environmental Accountability e coordenador do GT Amazônia na Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action. Foi professor de Direito da Universidade da Amazônia e da Universidade Federal do Oeste do Pará.

  • Emília Joana Viana de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Mulher negra do norte e doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Inara Flora Cipriano Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de concentração em Teoria do Estado e Direito Constitucional, na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional. Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV- Direito SP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestra em Ciências (área de concentração: Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da FDRP/USP, sendo bolsista CAPES.

  • Rodrigo Portela Gomes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

     

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas. Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) com período de visita técnica na Universidad Nacional de Colombia, financiado pela FAP/DF. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB.

Publicado

31.01.2024

Edição

Seção

Práxis de Libertação

Como Citar

Práxis de Libertação do dossiê "Direitos e relações raciais". InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 1, p. 860, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52391. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/52391. Acesso em: 18 jan. 2025.