Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53424Mots-clés :
Revisão por pares, Letramentos acadêmicos, Avaliação para a aprendizagem, FeedbackRésumé
O objetivo desta pesquisa foi investigar um Grupo de Revisão por Pares de Gêneros Acadêmicos (GRP) promovido pelas autoras; mais especificamente, o potencial reportado das ações realizadas para a promoção de letramentos acadêmicos e as implicações reportadas dessa promoção. O GRP foi ofertado na modalidade online no 2º semestre de 2022 como parte das ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA) da Universidade Estadual de Londrina. Por escolha das participantes, o gênero em foco foi o artigo científico. As participantes compartilharam textos em processo de escrita para a revisão dos pares, por meio de fornecimento de feedback escrito e oral, mediado por fichas de avaliação e listas de verificação. Os dados incluíram respostas das participantes a questionários realizados durante o grupo (de necessidades, avaliação e autoavaliação) e a gravação transcrita do último encontro. Como procedimentos analíticos, utilizamos a codificação provisória, que nos permite analisar os dados a partir de categorias advindas da teoria, a saber: letramentos acadêmicos, revisão por pares e avaliação para a aprendizagem. Nossas análises nos possibilitaram compreender que as participantes desenvolveram, em algum grau, seus letramentos acadêmicos e habilidades em fornecimento e recebimento de feedback, contribuindo para atingir seus objetivos ao participarem do grupo, assim como o objetivo geral do próprio GRP.
Références
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Londres: Blackwell, 1994.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacy: reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998.
BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: principles, policy & practice, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 7–74, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Plataforma Brasil (PlatBr). Versão 2.21. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf>.
BROOKHART, S. M. Feedback that fits. In: SCHERER, M. (ed.). Engaging the whole child: Reflections on best practices in learning, teaching, and leadership. Alexandria, USA: ASDC, 2008. p. 54-59.
CARLESS, D. Learning-oriented assessment: Conceptual bases and practical implications. Innovations in Education and Teaching International, Londres, v. 44, n. 1, p. 57–66, 2007.
CARLESS, D.; BOUD, D. The development of student feedback literacy: enabling uptake of feedback. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 8, p. 1315-1325, 2018.
CARLESS, D.; WINSTONE, N. Teacher feedback literacy and its interplay with student feedback literacy. Teaching in Higher Education, v. 28, n. 1, p. 150-163, 2020.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. London, UK: Routledge, 2018.
EGIDO, A. A.; REIS, S. Ética em pesquisas sobre leitura crítica e letramento crítico. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [s.l.], v. 2, n. 3, p. 75–88, 2015.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, 2ª parte, p. 357-369. 2011.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press, 1996.
HAMP-LYONS, L.; GREEN, A. Applying a concept model of learning-oriented language assessment to a large-scale speaking test. Report submitted to Cambridge Assessment (January). 2014. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/tccrisls/the-tccrisls-program/15Paper_Green_HampLyons.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, n. 23 v. 2, p. 157-172, 1998.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Writing as academic literacies: Understanding textual practices in higher education. In: CANDLIN, C. N.; HYLAND, K. (ed.). Writing: Texts, processes and practices. London: Longman, 1999. p. 62-81.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p.477-493, jul./dez. 2014.
LIU, N.; CARLESS, D. Peer feedback: the learning element of peer assessment. Teaching in Higher education, v. 11, n. 3, p. 279-290, 2006.
SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2009.
SCHREIER, M. Qualitative Content Analysis in Practice. Thousand Oaks, California: SAGE, 2012.
SEIDE, M. S.; DURÃO, A. B. B. A correção de textos escolares na formação docente inicial. In: SELLA A. F.; RODRIQUEZ, R. J.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org). Contextos escolares de fronteira: resultados de pesquisas interinstitucionais. Cascavel/Londrina: Edunioeste/UEL, 2016. p. 93-120.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.
TEACHMAN, G.; LÉVESQUE, M. C.; KEBOA, M. T.; DANISH, B. A.; MASTORAKIS, K.; NORONHA, C.; SANTOS, R. P. dos; SINGH, H. K.; MACDONALD, M. E. Group peer review: Reflections on a model for teaching and learning qualitative inquiry. International Review of Qualitative Research, v. 11, n. 4, p. 452-466, 2018.
ZOCARATTO, B. L.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.