Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:

a formação do professor em questão

Autores

  • Fátima de Gênova Daniel Universidade Sagrado Coração, Bauru
  • Lídia Maria Maitino
  • Marileide Dias Esqueda Universidade Sagrado Coração, Bauru
  • Marilete Cândido de Mattos Previero Universidade Sagrado Coração, Bauru
  • Renan Varela Fratine Universidade Sagrado Coração, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.705

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras;, Língua inglesa;, Formação de professores

Resumo

Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. 

Biografia do Autor

  • Fátima de Gênova Daniel, Universidade Sagrado Coração, Bauru

    Professora Doutora da Universidade Sagrado Coração, Bauru ”“ USC ”“ Bauru;

    Universidade do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto ”“ UNESP ”“ SJRP

  • Lídia Maria Maitino

    Ex-Professora da Universidade Sagrado Coração, Bauru ”“ USC - Bauru

  • Marileide Dias Esqueda, Universidade Sagrado Coração, Bauru

    Professora Doutora da Universidade Sagrado Coração, Bauru ”“ USC ”“ Bauru

  • Marilete Cândido de Mattos Previero, Universidade Sagrado Coração, Bauru

    Professora Mestre da Universidade Sagrado Coração, Bauru ”“ USC ”“ Bauru

  • Renan Varela Fratine, Universidade Sagrado Coração, Bauru

    Aluno de Iniciação Científica da Universidade Sagrado Coração, Bauru ”“ USC ”“ Bauru

    Curso de Letras

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Crise, Transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, Matilde B. M.; TOMITCH, Lêda B. M. (Orgs.). Aspectos da Lingüística Aplicada ”“ estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Editora Insular, 2000.

ANDRÉ, Marli Eliza D. Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus Editora, 1995.

CAVALCANTI, Marilda C.; MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Implementação de pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, p. 133-144, 1991.

GIMENEZ, Telma. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Ed. UEL, 2002.

______. Desafios contemporâneos na formação de professores de Línguas: contribuições da Lingüística Aplicada. In: FREIRE, Maximina M.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena; BARCELOS, Ana Maria. (Orgs.). Lingüística aplicada e contemporaneidade. Campinas: ALAB/Pontes, 2005. p. 183-201.

GIOVANNI, Luciana Maria. A didática da pesquisa-ação: análise de uma experiência de parceria colaborativa entre universidade e escolas públicas de 1º e 2ºgraus. 1994. Tese (Doutorado em didática) ”“ Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1994.

KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (e)merging strategies for second/foreign language teaching. In: TESOL Quarterly, n.28, p. 27-48, 1994.

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

MARTINS E ORTIZ, Heloísa. Educadores em formação: uma experiência colaborativa de professores em (trans)formação inicial. 2002. Tese (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e sua formação. Lisboa ”“ Portugal: Dom Quixote, 1992.

______. Tempos da escola no espaço Portugal-Brasil-Moçambique. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 161-186, 2001.

SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena. A prática de ensino e o estágio supervisionado como foco de pesquisa na formação do professor de LE. Contexturas, v. 1, São Paulo, 1992.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores, idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão. (2011). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 68. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.705

Artigos Semelhantes

11-20 de 339

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.