O outro lado da alegria de iniciar o estudo de uma nova língua: dados da desistência entre aprendizes
Palavras-chave:
fracasso, desistência, ensino e aprendizagem de línguas estrangeirasResumo
O processo de aprender uma nova língua enquanto adulto, particularmente nos estágios iniciais, é frequentemente caracterizado por expressões favoráveis de afeto e não menos por manifestações negativas de desânimo, decepção e abandono de planos. O presente artigo apresenta dados e os interpreta quanto à s razões do fracasso e desistência de alunos adultos nos primeiros níveis de um curso livre de inglês e os efeitos que alguns fatores exercem sobre os alunos e sobre o processo de ensino/aprendizagem. Na coleta e análise de dados foram utilizadas entrevistas abertas, gravadas em áudio, em duas etapas. Após a primeira entrevista o seu conteúdo foi analisado e, após alguns meses, a pesquisadora revisitou os entrevistados, que puderam ouvir sua entrevista anterior e ler as análises, tendo a oportunidade de confirmar ou não a análise realizada e acrescentar mais dados aos que haviam sido antes colocados se necessário lhes parecesse. Os onze entrevistados apresentaram uma variedade de fatores que, segundo eles, provocaram seu fracasso e desistência. Os resultados da pesquisa apontam uma série de fatores associados ao fracasso e desistência dos alunos, cujos efeitos negativos são amplamente discutidos neste ensaio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


