AS REDES URBANAS PAN-AMAZÔNICAS E A GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL-COLOMBIA-PERU
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562017e40290Palavras-chave:
Rede Urbana, Transporte, Tríplice FronteiraResumo
Na tríplice fronteira amazônica Brasil-Colômbia-Peru, o transporte terrestre (rodoviário) é utilizado de forma interurbana formando redes de circulação entre as cidades de Tabatinga e Leticia. Já as redes aéreas de voos regulares apresentam um importantíssimo papel de integração da distante região da tríplice fronteira com grandes centros regionais e nacionais dos três países. Mas é o transporte fluvial que surge como principal sistema de circulação na região, formado redes extremamente complexas e ganhando o maior destaque. Sabe-se que a conformação das redes urbanas está diretamente ligada a funcionalidade dos sistemas de transporte. De que forma o sistema de transporte na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru estabelece e articula a rede urbana Pan-Amazônica? Quais os elementos da dinâmica dos diferentes modais de transportes possibilitam uma re-leitura da rede urbana nesta região? Este artigo, por meio de dados coletados em extensos trabalhos de campo na região buscará responder a estas questões para compreender a estrutura da rede urbana Pan-Amazônica. Como resultado percebe-se a intensa dinâmica de transporte intra-urbana e transfronteiriço. As regiões portuárias, os portos e atracadouros, mostraram-se como importantes nódulos da rede urbana na região e é por meio deles que as cidades interagem entre si e entre os três países. Desta análise percebe-se a importância cada vez maior de estudos multiescalares relacionando as microrregiões com as macroregiões, neste caso a tríplice fronteira com a Pan-Amazônia.Referências
BENCHIMOL, S.(1995). Navegação e transporte fl uvial na Amazônia. Manaus: UA, 160 p.
BUTEL, A. (2016). A dinâmica do transporte pan-amazônico: as redes urbanas estabelecidas na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. In SCHOR, T. (org.) Dinâmica urbana na Amazônia brasileira: geografi as e cidades na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia – v. 3. Manaus: EDUA, 2016. p. 69-96.
BUTEL, A. (2015). A Rede Urbana Pan-Amazônica e a Copa do Mundo de 2014: os impactos nas cidades de Tabatinga (BR) e Leticia (COL). 197 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. (2014). Estatística da Frota de Veículos. Disponível em: Acesso em: Maio. 2014
BRASIL. Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. (2015). Aeroporto internacional de Tabatinga. Disponível em: Acesso em: Abril. 2015.
BRASIL, Ministério do Planejamento. (2002). Iniciativa para laIntegración de laInfraestructura Regional Suramericana (IIRSA). Iniciativa para implantação da infraestrutura regional da América do Sul. Brasília: Secretaria de Planejamento e Investimetos Estratégicos – MPOG.
CORRADINE, J. E. (2010). Leticia - Alfredo Vásquez Cobo (SKLT / LET). s/p. Disponível em: http://www.aviacol.net/aviacion-civil/aeropuertos-colombianos/ leticia-alfredo-vasquez-cobo-sklt-let.html
CORRÊA, R L. (2006). Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 336 p.
DAVID, R. C. A. & NOGUEIRA, R. J. B. (2010). O transporte fl uvial expresso: um novo segmento na rede fl uvial Amazônica. In: Encontro Nacional de Geográfos (ENG). 2010, Porto Alegre. Anais... Artigos, p. 1-10. On-line. ISBN 978-85-99907- 02-3
DAVID, R. C. de A. (2010). A dinâmica do Transporte fl uvial de passageiros no estado do Amazonas. 121 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
EUZÉBIO, E. F. (2011a). Fronteira e horizontalidade na Amazônia: as cidades gêmeas de Tabatinga (Brasil) e Leticia (Colômbia). 168 p. Dissertação (Mestrado em Geografi a Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
EUZÉBIO, E. F. (2011b). Fronteira e horizontalidade: o caso das cidades gêmeas Tabatinga e Leticia. 16 p. Perspectiva Geográfi ca. Unioeste, V.6, N.7.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística. (2009). Manual Técnico de Geomorfologia. 182 p. Rio de Janeiro: IBGE.
NEPECAB. Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira. Acervo fotográfi co. Departamento de Geografi a da Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: http://www.nepecab.ufam.edu.br. [galeria em construção]
NOGUEIRA, R. J. B. (1999). Amazonas, um estado ribeirinho. Manaus: EDUA. 151 p.
RAMIREZ, S. (2009). A Colômbia e o Brasil, separados (e unidos) pelo comércio e pela segurança. Revista Nueva Sociedad (especial em português). Buenos Aires. N.° 09. p. 90-107. Disponível em: http://nuso.org/media/articles/downloads/p7- 7_1.pdf >
SCHOR, T. (2013). As Cidades Invisíveis da Amazônia Brasileira. Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 28, p. 67-84, mai./ago.
SCHOR, T. & OLIVEIRA, J. A. (2011). Refl exões metodológicas sobre o estudo da rede urbana no Amazonas e perspectivas para a análise das cidades na Amazônia Brasileira. Acta Geográfi ca. Ed. Especial: Cidades na Amazônia Brasileira. pp. 15-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.