OCUPAÇÃO DO SOLO E TRANSPORTES POR BONDES E TRENS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (RMRJ): DA VIABILIZAÇÃO URBANA A CRISE DO SISTEMA

Autores/as

  • José André Villas Boas Mello Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET Av. Maracanã, 229 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.271-110
  • Romulo Dante Orrico Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Programa de Engenharia de Transportes – PET Centro de Tecnologia Bloco H - Sala 106 - Cidade Universitária - RJ - Brasil, CEP: 21.949-900
  • Marcus Rosa Soares Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET Av. Maracanã, 229 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.271-110

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40095

Palabras clave:

Baixada Fluminense, Transporte, Sistemas de Bondes e Ferroviário, Qualidade do Serviço

Resumen

O objetivo deste trabalho é o de identifi car o papel dos sistemas de transportes por bondes e trens, enquanto serviço público que viabilizou a ocupação do solo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), bem como melhor compreender o papel, evolução e a importância do sistema de transporte público no desenvolvimento das centralidades na região. Este estudo se estrutura sobre uma abordagem exploratória e descritiva, a partir de uma investigação sobre os eixos que apoiam uma melhor compreensão sobre o assunto, e de um estudo documental sobre a RMRJ. O trabalho evidenciou que os sistemas de bondes e o ferroviário, foram relevantes e viabilizadores para a ocupação urbana, porém não se mantiveram efi cientes quando a demanda se elevou e quando o sistema deu sinais de precarização.

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Publicado

2022-01-21

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Articulo

Cómo citar

OCUPAÇÃO DO SOLO E TRANSPORTES POR BONDES E TRENS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (RMRJ): DA VIABILIZAÇÃO URBANA A CRISE DO SISTEMA. (2022). Revista Espacio Y Geografía, 19(2), 323:345. https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40095