OCUPAÇÃO DO SOLO E TRANSPORTES POR BONDES E TRENS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (RMRJ): DA VIABILIZAÇÃO URBANA A CRISE DO SISTEMA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40095Palavras-chave:
Baixada Fluminense, Transporte, Sistemas de Bondes e Ferroviário, Qualidade do ServiçoResumo
O objetivo deste trabalho é o de identifi car o papel dos sistemas de transportes por bondes e trens, enquanto serviço público que viabilizou a ocupação do solo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), bem como melhor compreender o papel, evolução e a importância do sistema de transporte público no desenvolvimento das centralidades na região. Este estudo se estrutura sobre uma abordagem exploratória e descritiva, a partir de uma investigação sobre os eixos que apoiam uma melhor compreensão sobre o assunto, e de um estudo documental sobre a RMRJ. O trabalho evidenciou que os sistemas de bondes e o ferroviário, foram relevantes e viabilizadores para a ocupação urbana, porém não se mantiveram efi cientes quando a demanda se elevou e quando o sistema deu sinais de precarização.
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