Reading in the classroom: the use of “The Orïsha Legacy” trilogy to teach African history and Afrodescendant Brazil
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.53034Keywords:
Law 10.639/03, Literature, History of AfricaAbstract
The main purpose of this article is to analyze how the trilogy “The Legacy of Orïsha”, by Tomi Adeyemi, with an emphasis on the first book, can be used in the classroom to promote the teaching of History of Africa and History Afrodescendant
Brazil. This exercise aims to demonstrate how literature can and should be mobilized to comply with Law 10.639/03 in order to achieve an antiracist education.
References
ACHEBE, Chinua. O mundo se despedaça. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ADEYEMI, Toni. Filhos de Sangue e Osso. Rio de Janeiro: Fantástica Rocco, 2018.
ADEYEMI, Toni. Filhos de Virtude e Vingança. Rio de Janeiro: Fantástica Rocco, 2020.
ADEYEMI, Toni. Filhos de Aflição e Anarquia. Rio de Janeiro: Fantástica Rocco, 2024.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco roxo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Perigos de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afrobrasileira. In: PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org). Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. 27-56.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ANSELMO, Lucas Xavier. O homem branco na África: a construção de estereótipos em Tarzan (1999). In: ________________. Retratos da África: o cinema de animação para construções imagéticas do continente africano em sala de aula. Belo Horizonte: Caravana, 2023.
ARRUDA, Daniel Péricles. O que é genocídio? Revista da ABPN, v. 12, n. 33, p. 472-489, jun.-ago. 2020.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
v.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira” e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 03/10/2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: BNCC_completa.pdf Google Drive. Acesso em: 06/10/2024.
BURROUGHS, Edgar Rice. Tarzan dos Macacos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 9-16.
CALVINO, Ítalo. Introdução. In: CALVINO, Ítalo (org). Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 7-15.
CÂNDIDO, João. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANUTO, Hugo. Contos dos Orixás. Salvador: Editora Trem Fantasma, 2023.
CARDOSO, Hélia da Silva Alves; CARVALHO, Nathalia Oliveira de Barros. “A corrente que enrolaram no pescoço da Mama. O sangue pingando na terra”: a violência gerada pela Ofensiva em Filhos de Sangue e Osso. Odisséia, v. 8, Natal, p. 416-434, jul.- dez. 2023.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
CONRAD, Joseph. O Coração das Trevas. São Paulo: Editora Landmark, 2011.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente (13001800): uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas. Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. 2.ed. São Paulo: Elefante, 2023.
FELIPE, Delton Aparecido. O Cinema no Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana na Educação Básica. Curitiba, PR: CVR, 2015.
FERREIRA, Antônio Celso. a fonte fecunda. In: PINSKY, Carla; LUCA, Tânia Regina de (org). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 61-91.
GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. 5.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2009.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Apicuri, 2016.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Afonso, 2013.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2019. Disponível em: 190605_atlas_da_violencia_2019.pdf (ipea.gov.br). Acesso em: 20/07/2024.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JUNIOR, Itamar Vieira. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
KILEUY, Odé; OXAGUIÃ, Vera de. O Candomblé. In: ________________. O candomblé bem explicado: nações bantu, iorubá e fon. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. p. 29-52.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A invenção dos iorubás na África Ocidental: reflexões e apontamentos acerca do papel da história e da tradição oral na construção da identidade étnica. Estudos Afro-Asiáticos. Ano 27, n.1/2/3, p. 141-179, jan.-dez. 2005.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: Diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino de história da África no Mundo Atlântico (1990-2005). 2007. 404 f. Tese (doutorado em História Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
POLI, Ivan. Antropologia dos orixás: a civilização iorubá a partir de seus mitos, seus orikis e sua diáspora. Rio de Janeiro: Pallas, 2020.
RAMINELLI, Ronald. Imagens da colonização: a representação do índio de Caminha a Vieira. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma africana no Brasil: os iorubás. São Paulo: Editora Oduduwa, 1996.
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Emily. ‘O avesso da pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas. G1, 08/03/2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Em Tempo de Histórias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).