A leitura na sala de aula: a trilogia “O Legado de Orïsha” para o ensino de História da África e do Brasil afrodescendente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.53034

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Literatura, História da África

Resumo

Este artigo tem como principal proposta analisar de que maneira a trilogia “O Legado de Orïsha”, de Tomi Adeyemi, com ênfase no seu primeiro livro, pode ser utilizada em sala de aula para promover o ensino de História da África e do Brasil afrodescendente. Tal exercício visa demonstrar como a literatura pode e deve ser mobilizada para o cumprimento da Lei 10.639/03 para a concretização de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

  • Lucas Xavier Anselmo, Fundação Getúlio Vargas

    Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estácio de Sá (2014-2016). Possui Graduação em Bacharel em História do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2021). Possui Pós-Graduação em Especialização em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II (2020 - 2022). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2023 - ). Bolsista da CAPES-PROSUP (2023- ) pelo Centro de Pesquisa de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.Interesses nas áreas de História Contemporânea, História da África e Relações Étnico-Raciais e Estudos Críticos da Branquitude.

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Publicado

2024-12-30

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Artigos

Como Citar

A leitura na sala de aula: a trilogia “O Legado de Orïsha” para o ensino de História da África e do Brasil afrodescendente. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 116–131, 2024. DOI: 10.26512/emtempos.v23i44.53034. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/view/53034. Acesso em: 22 fev. 2025.

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