Composição de uma história do ensino de biologia pela análise da legislação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v22i42.47696

Palavras-chave:

História do ensino de Biologia, Educação em Ciências, História e Filosofia da Biologia

Resumo

Neste artigo, nos propomos a investigar as circunstâncias e as condições que podem ter possibilitado a constituição do ensino de Biologia no Brasil. Para tanto, nos utilizamos da coleção de leis (que inclui cartas, alvarás e outras normas) do período imperial brasileiro (1822-1889). Como ferramenta investigativa, nos aproximamos do método arqueológico de Michel Foucault, especificamente da noção de acontecimento. Identificamos os seguintes acontecimentos: 1) criação de espaços/locais, como hortos, gabinetes, laboratórios incentivados, promovidos ou financiados pelo Estado para a circulação dos saberes das Ciências Naturais; 2) a inserção de matérias/disciplinas nos planos ou grades curriculares de instituições de ensino, como as portarias e regulamentos que tratam das instituições Pedro II e Minas, escolas normais e os colégios militares; 3) e o engajamento de pessoas especializadas, em que exigiu sujeitos especializados ou envolvidos com os conhecimentos do campo das Ciências Naturais.

Biografia do Autor

  • Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

    Professor de Ciências e Biologia licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio; Mestre e Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de pós-graduação em Educação em Ciências da FURG. Atualmente é professor de Ciências da rede municipal de Pelotas; tutor no curso de Licenciatura em Ciências da FURG; e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie). Temas de interesse e pesquisa são: Educação em Ciências; Ensino de Ciências e Biologia; Currículo e cotidiano escolar; e História e Filosofia da Ciência e Biologia.

  • Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores, história e filosofia da ciência, e ensino de Biologia. Pesquisadora-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG. O PEmCie desenvolve projetos e estudos em filosofia, história e educação em ciência e faz divulgação científica no blog https://www.blogs.unicamp.br/pemcie/) e no podcast Pensando com PEmCie

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Composição de uma história do ensino de biologia pela análise da legislação brasileira. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 129–144, 2023. DOI: 10.26512/emtempos.v22i42.47696. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/view/47696. Acesso em: 2 abr. 2025.

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