Interculturalidade do Festejo Junino Caxiense: cultura popular, identidade e valorização social e educacional
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.54317Palavras-chave:
Interculturalidade, Cultura Popular, Festejo JuninoResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UEMA, com a concessão de bolsa do CNPq/UEMA, por meio do Edital no12/2021/UEMA. A investigação teve como problema de pesquisa: de que forma a ressignificação da cultura popular poderá ajudar no processo de reconstrução
da identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense? Objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes de Ensino Médio sobre cultura e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense em vista da interculturalidade. Essa pesquisa possui cunho descritivo e analítico, abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionários para 185 estudantes. Seus resultados apontaram algumas dificuldades enfrentadas pela escola, como a falta de entendimento acerca da importância da cultura popular, história e as expressividades artísticas que representam as festas juninas. Nesse sentido, é oportuno a ressignificação das práticas interculturais nas escolas.
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