Interculturalidade do Festejo Junino Caxiense: cultura popular, identidade e valorização social e educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.54317

Palavras-chave:

Interculturalidade, Cultura Popular, Festejo Junino

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UEMA, com a concessão de bolsa do CNPq/UEMA, por meio do Edital no12/2021/UEMA. A investigação teve como problema de pesquisa: de que forma a ressignificação da cultura popular poderá ajudar no processo de reconstrução
da identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense? Objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes de Ensino Médio sobre cultura e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense em vista da interculturalidade. Essa pesquisa possui cunho descritivo e analítico, abordagem quali-­quantitativa, com aplicação de questionários para 185 estudantes. Seus resultados apontaram algumas dificuldades enfrentadas pela escola, como a falta de entendimento acerca da importância da cultura popular, história e as expressividades artísticas que representam as festas juninas. Nesse sentido, é oportuno a ressignificação das práticas interculturais nas escolas.

Biografia do Autor

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica - UEMA, Avaliação Educacional - UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia - FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação - UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Foi Diretora do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA de 2018 à 2021. Bolsista Produtividade em Pesquisa - Sênior, Chamada Interna N. 04/2021 PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora Externa do MEC/INEP/SINAES/BASis, para autorização de cursos de graduação, Portaria n 487, de 07/07/2018. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa, Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de Educação à Distância durante 12 anos junto ao UemaNet/CESC/UEMA. Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem.

  • Marcia Dutra da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

    Técnica em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação (2017), graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão-CESC/UEMA (2022). Já participou do Programa Residência Pedagógica (2020/2021). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2024). Com pesquisas realizadas nas áreas de formação de professores, estratégias metodológicas de ensino, cultura popular e Inclusão escolar. Atualmente bolsista BATI/UEMA, com pesquisa na área de Educação Especial na perspectiva inclusiva.

  • Francisca Elyde da Silva Alves Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Campus Caxias. Professora da Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares: educação, saúde e sociedade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Intercultural, com pesquisas realizadas na área da interculturalidade, cultura popular, desenvolvimento profissional do pedagogo e pedagogia hospitalar.

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Publicado

2024-12-30

Edição

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Artigos

Como Citar

Interculturalidade do Festejo Junino Caxiense: cultura popular, identidade e valorização social e educacional. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 132–150, 2024. DOI: 10.26512/emtempos.v23i44.54317. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/view/54317. Acesso em: 22 fev. 2025.

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