O Globo infinito do Mundo Livre

"samba esquema noise" como jogo de azar

Autores

  • Paulo Henrique Vieira de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57835

Palavras-chave:

Mundo Livre S/A, Manguebeat, Canção popular-comercial brasileira, Ironia

Resumo

Este artigo investiga a dinâmica estética de “samba esquema noise”, fonograma que integra as versões em CD e streaming do álbum de mesmo nome, lançado em 1994 pela banda Mundo Livre S/A. Para realizar este exercício crítico, consideramos a relação entre os aspectos musicais e discursivos, elaborados em estúdio e colocados em funcionamento pela entoação de Fred Zero Quatro, vocalista principal da banda. Após a compreensão do mecanismo de funcionamento desse arranjo performático, concluimos que a faixa elabora a experiência de jogos de azar, expressando contraditoriamente a desesperança em condições efetivas de mudança.

Referências

CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Sony Music (Chaos), 1994.

LEÃO DO Ó, Ana Carolina Carneiro. A “nova velha” cena: A vanguarda manguebeat e a formação do campo de música pop no Recife. Tese (doutorado). Recife: UFPE, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2008.

LIMA, Tatiana Rodrigues. Manguebeat – Da cena ao álbum: performances midiáticas de mundo livre s/a e Chico Science & Nação Zumbi. Dissertação (mestrado). Salvador: UFBA, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação da UFBA, 2007.

MUNDO LIVRE S/A. samba esquema noise. Banguela Records (Warner Music), 1994.

NAPOLITANO, Marcos. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular – problemas e perspectivas. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/2napolitano_fonograma.pdf. Acesso em: 26 de novembro de 2020.

PILATI, Alexandre; ALVES, Fabio Cesar; MELLO, Jefferson Agostini; BRANTES, Simone; CAMILO, Vagner (orgs.). Monólogo dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

TATIT, Luiz. O cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2012.

TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. São Paulo: Editora 34, 2012.

Downloads

Publicado

30-08-2025

Edição

Seção

O realismo e sua atualidade: 25 anos de crítica literária dialética na UnB

Como Citar

O Globo infinito do Mundo Livre: "samba esquema noise" como jogo de azar. (2025). Revista Cerrados, 34(68). https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57835

Artigos Semelhantes

1-10 de 70

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.