Modesta Proposição para Renunciar a Fazer Girar a Roda Hidráulica de uma Cíclica História Universal da Infâmia
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v11.n1.2022.36702Palavras-chave:
Lois Pereiro. Poesia galega. Literatura Galega. Literatura engajada. Literatura e política.Resumo
O poeta Lois Pereiro nasceu na região espanhola da Galícia e viveu entre 1958 e 1996. Até hoje os livros de Pereiro não foram publicados em língua portuguesa. Esta Modesta proposição para renunciar a fazer girar a roda hidráulica de uma cíclica história universal da infâmia é uma espécie de panfleto verborrágico ou manifesto político-poético, calcado no diálogo intertextual, no qual Pereiro se posiciona politicamente ao mesmo tempo em que dialoga com toda uma tradição de literatos e ativistas. Dentre os nomes menos conhecidos do leitor lusófono, estão os de intelectuais galegos (como Alfonso Castelao, Alexandre Bóveda e Ricardo Mella), além de Emilio Ferreiro, grande poeta social galego. Há ainda uma referência direta ao hino galego. O título dialoga com a ideia do tempo cíclico e com Jonathan Swift, Jorge Luis Borges e Bertolt Brecht. Deste último, Pereiro recolhe citações que funcionam como epígrafes das partes em que se divide a obra. A Modesta proposição de Pereiro foi publicada originalmente na Luzes de Galiza, revista que acolheu a poesia galega daquele período, e também divulgou a poesia internacional. O texto usado como base nesta tradução foi o publicado pela editora Espiral Maior. A tradução e os comentários foram redigidos de acordo com a variante brasileira da língua portuguesa. Foram feitas pequenas correções e alterações na pontuação. Para além do engajamento estritamente político, a proposta desta tradução é suscitar um diálogo entre o mundo galego e o mundo lusófono. O texto é antecedido por alguns comentários sobre o processo de tradução.
Referências
NOTA DO TRADUTOR: Por tratar-se de texto literário, não há referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).