Avaliação de tradução nos contextos profissional e pedagógico:proposta de unidade didática para revisão e avaliação por pares
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33824Palavras-chave:
Formação de tradutores. Formação por competências (FPC). Parâmetros de avaliação e revisão. Modelo DQF-MQM. Avaliação por tipologia de erros.Resumo
A avaliação no âmbito da tradução pode ser entendida em, pelo menos, três perspectivas: a avaliação de traduções publicadas (crítica de traduções), a avaliação no contexto didático (avaliação pedagógica) e a avaliação de traduções no mercado de trabalho (avaliação profissional) (MARTÍNEZ MELIS; HURTADO ALBIR, 2001). No contexto da avaliação pedagógica, a literatura referente à formação de tradutores aponta a necessidade de aproximar a realidade profissional das práticas pedagógicas (KELLY, 2005; KIRALY, 1995). Com o objetivo de dar mais um passo em direção a essa aproximação, este artigo objetiva trazer elementos da avaliação profissional para o contexto de formação, propondo a elaboração de uma Unidade Didática (UD) na qual os métodos e instrumentos de avaliação profissional (modelo DQF-MQM) são a base para tarefas de aprendizagem, envolvendo revisão e avaliação por pares (“coavaliação”, conforme Hurtado Albir, 2015a). A elaboração da UD está em consonância com uma orientação construtivista da aprendizagem, na linha pedagógica da formação por competências (FPC) (PACTE, 2017), tendo como marco metodológico o enfoque por tarefa de tradução (HURTADO ALBIR, 2015a). O quadro teórico inclui a base conceitual da FPC e da avaliação na FPC, bem como dados sobre o modelo de avaliação DQF-MQM, utilizado na avaliação profissional, sobretudo no segmento de mercado de agências de tradução. Os procedimentos para a construção da UD seguiram os parâmetros propostos por Hurtado Albir (1999, 2005), segundo os quais a UD é construída em torno de tarefas de tradução, que constituem o eixo organizador da aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam para a adequação da escolha da linha pedagógica da FPC para promover a integração entre o segmento de mercado selecionado e o ambiente pedagógico, por possibilitar a aproximação das competências demandadas do profissional à quelas a serem adquiridas no contexto pedagógico; apontam também para a relevância do modelo DQF-MQM para o diálogo entre o contexto profissional e a formação de tradutores, por apresentar as seguintes características: (i) permitir que as categorias de erros e o nível de qualidade desejado sejam ajustados à s circunstâncias de cada contexto pedagógico; (ii) incluir uma categoria de pontuação positiva; e (iii) disponibilizar informações sobre os critérios, as métricas e os métodos que constituem o modelo.
Referências
BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for Quality Learning at University. 4. ed. New York: Open University Press, 2011.
CHESTERMAN, A.; WAGNER, E. Can Theory Help Translators? Manchester: St. Jerome Publishing, 2002.
COSTA, P. R. A formação de tradutores em instituições de educação superior públicas brasileiras: uma análise documental. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2018.
DELISLE, J. La traduction raisonnée. 3. ed. Ottawa: Les Presses de l’Université d’Ottawa, 2013.
DRUGAN, J. Quality in Professional Translation: Assessment and Improvement. London: Bloomsbury, 2013.
ESTAIRE, S.; ZANÓN, J. Planning Classwork. A Task Based Approach. Oxford: MacMillan Heinemann, 1994.
GALÁN-MAÑAS, A.; HURTADO ALBIR, A. Competence assessment procedures in translator training. The Interpreter and Translator Trainer, v. 9, n. 1, p. 63-82, 2015.
GYSEL, E. V. Competência tradutória e didática de tradução no contexto do curso de secretariado executivo. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2017. Disponível em:<http://www.bu.ufsc.br/teses/PGET0360-T.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2020
HURTADO ALBIR, A. Enseñar a traducir. Madrid: Edelsa, 1999.
HURTADO ALBIR, A. A aquisição da competência tradutória: aspectos teóricos e didáticos. In: ALVES, F.; MAGALHÃES, C.; PAGANO, A. (Org.). Competência em tradução: cognição e discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 19-57.
HURTADO ALBIR, A. Competence-based curriculum design for training translators. Interpreter and Translator Trainer, v. 1, n. 2, p. 163-195, 2007.
HURTADO ALBIR, A. Aprender a traducir del francés al español: competencias y tareas para la iniciación a la traducción (guía didáctica). Madrid: Edelsa, 2015a.
HURTADO ALBIR, A. The Acquisition of Translation Competence. Competences, Tasks, and Assessment in Translator Training. Meta: Journal des Traducteurs, v. 60, n. 2, p. 256, 2015b.
KELLY, D. A Handbook For Translator Trainers: A Guide to Reflective Practice. Manchester: St. Jerome, 2005.
KIRALY, D. Pathways to Translation: Pedagogy and Process. Kent: Kent State University Press, 1995
KIRALY, D. A social constructivist approach to translator education: empowerment from theory to practice. Manchester: St. Jerome, 2000.
MARTÃNEZ MELIS, N.; HURTADO ALBIR, A. Assessment In Translation Studies: Research Needs. Meta: Journal des Traducteurs, v. 46, n. 2, p. 272, 2001.
MORIN, K. H. et al. Translation technology and learner performance Professionally-oriented translation quality assessment with three translation technologies. In: JAKOBSEN, A. L.; MESA-LAO, B. (Ed.). Translation in transition: Between cognition, computing and technology. Amsterdam: John Benjamins, 2017. p. 207-234.
MOSSOP, B. Revising and Editing for Translators. 3. ed. New York: Routledge, 2014.
PACTE. Researching Translation Competence by PACTE Group. Amsterdam: John Benjamins, 2017.
PORTILHO, T. Avaliação de tradução nos contextos profissional e pedagógico: proposta de unidade didática para revisão e avaliação por pares. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2019. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/teses/PGET0442-D.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2020.
SALDANHA, G.; O’BRIEN, S. Research Methodologies in Translation Studies. New York: Routledge, 2014.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Tradução de Juliana Vermelho Martins. Curitiba: PUCPress, 2015.
YANG, J. et al. Using Computer Assisted Translation tools’ Translation Quality Assessment functionalities to assess students’ translations. The Language Scholar Journal, n. 1, p. 1-17, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).