Resenha de A árvore de luz, de Rina Sara Virgillito
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n5.2020.29778Palavras-chave:
Rina Sara Virgillito. Poesia italiana. Tradução poética. Literatura italiana.Resumo
Esta resenha aborda o livro A árvore de luz da escritora italiana Rina Sara Virgillito. Trata-se de uma importante obra para os estudos de literatura italiana no país. Virgillito concebeu os poemas desse livro utilizando-se, de modo exemplar, dos estratos verbais, visuais e vocais à disposição. A tradução para a língua portuguesa, na maioria das vezes, recupera esse esmero linguístico-poético. O trabalho editorial, além de muito estético, respeita o aproveitamento da página em branco nos poemas traduzidos. Por fim, essa tradução apresenta um breve estudo introdutório, o que também auxilia leitores iniciantes no universo da poetisa milanesa.
Referências
GIORGI, Sonia. A árvore de luz: um estudo em chave alquímica. In: VIRGILLITO, Rina Sara. A árvore de luz. Traduzido por Sergio Romanelli e Eugenia Maria Caleffi. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016. p 10-15. Tradução de: L’albero di luce.
JORGE, Luiza Neto. 19 recantos e outros poemas. Org. Jorge Fernandes da Silveira e Maurício Matos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).