Questão social e questão racial na formação em serviço social: debate necessário

Autores

  • DANIELA FERRUGEM UFRGS
  • Loiva Mara de oliveira Machado universidade federal do rio grande do sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i51.38842

Palavras-chave:

Racismo estrutural, Questão social, Formação e trabalho profissional, Serviço Social.

Resumo

Pretende-se com o artigo contribuir para o debate sobre a questão social e racial na realidade brasileira e sobre a sua abordagem na formação profissional em Serviço Social, considerando o projeto de formação inscrito nas Diretrizes Curriculares desta formação no Brasil. É fundamental reconhecer o debate sobre a questão social e a questão racial como parte do compromisso com um perfil profissional crítico, investigativo e criativo. Partimos da reflexão sobre racismo estrutural e questão social. Na sequência, apresentamos produções na área que abordam a temática étnico-racial na última década. Ao final, apresentamos argumentos para a incorporação da questão social e racial na formação em Serviço Social. Tecemos algumas indagações com vistas a apresentar desafios e potencialidades quanto à apreensão da questão racial como constitutiva da questão social e não como uma de suas expressões ou particularidades na realidade brasileira.

Biografia do Autor

  • Loiva Mara de oliveira Machado, universidade federal do rio grande do sul

    Possui graduação em Ciências Contábeis e em Serviço Social. Especialização em Movimentos sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Lider do grupo de pesquisa AYA.

Referências

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

Questão social e questão racial na formação em serviço social: debate necessário . SER Social, Brasília, v. 24, n. 51, p. 446–463, 2022. DOI: 10.26512/sersocial.v24i51.38842. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/38842. Acesso em: 21 abr. 2025.

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