Juventude em foco:
de “novo” a participação social na roupagem do capital social
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v12i27.12715Palavras-chave:
Políticas educacional e social, Capitalismo dependente, Novo-desenvolvimentismo, Capital social, Participação socialResumo
Este artigo incorpora estudos e pesquisas que estão sendo realizados em nível de doutorado e discutidos no âmbito de um grupo de pesquisa que abrange os campos da assistência social e da educação. Seu recorte traz a discussão das atuais políticas educacionais voltadas para a juventude brasileira, predominantemente articuladas com as políticas sociais. Os autores apresentam essa articulação associada ao projeto societário “novo-desenvolvimentista” do atual governo Lula, sem, contudo, considerar uma especificidade, mas um movimento amplo e externo voltado para atribuir uma face mais humana ao capitalismo e operar condições favoráveis à acumulação do capital na virada do milênio ”“ estabilidade econômica e política. Aborda a discussão sobre a compreensão da “nova questão social”, os encaminhamentos de política pública dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e de políticas educacionais voltadas para jovens considerados em situação de “vulnerabilidade social” ou “situação de risco social”.
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