Dívida pública e política social no governo Lula:
fundo público sob o jugo do capital portador de juros
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i28.12683Palavras-chave:
Fundo público, Capital portador de juros, Política social, Dívida públicaResumo
Este artigo busca tratar do papel do fundo público na contemporaneidade, bem como a relação entre este e o capital portador de juros no governo Lula. O objetivo é analisar a tensão existente entre a apropriação do fundo público pelo capital, via dívida pública, e sua redistribuição para a classe trabalhadora, via políticas sociais, em tempos de financeirização do capital.
Referências
ANTUNES, Daví; GIMENEZ, Denis. Transferência de Renda aos Ricos e aos Pobres no Brasil - Notas sobre os Juros Altos e o Bolsa-Família. Carta Social e do Trabalho Unicamp, nº 5, abril de 2007. Disponível em: http://www.eco.unicamp.br/cesit/index1.html
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em Contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
________. Crise do Capital, Fundo Público e Valor. 2010. No Prelo.
BEHRING, Elaine Rosetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2007.
BOSCHETTI, Ivanete; SALVADOR, Evilásio. Orçamento da seguridade social e política econômica: perversa alquimia. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 87, 2006.
CARVALHO, Carlos Eduardo. “Dívida pública: politizar o problema para derrotar a dominação dos credores”. In: SICSÚ, João (org). Arrecadação (de onde vem?) e Gastos Públicos (para onde vão?). São Paulo: Boitempo, 2007.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FILGUEIRAS, Luiz e GONÇALVES, Reinaldo. A economia política do governo Lula. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
FONTES, Virgínia. Marx, expropriações e capital monetário ”“ notas para o estudo do imperialismo tardio. s/d. Disponível em: http://www.socialismo.org.br/portal/images/arquivo/Marxexpropriacapitalmonetario.pdf. Acesso em: 14 de dezembro de 2008.
GRANEMANN, Sara. Para uma interpretação marxista da ‘previdência privada’. Tese de doutorado em Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
HILFERDING, Rudolf. O Capital Financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempos de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LÊNIN, Vladimir Ilitch. O Imperialismo: fase superior do capitalismo. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 2005.
MANDEL, Ernest. Capitalismo tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982 (os Economistas).
MARX. Karl. Rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo, Abril cultural, 1982. (Coleção Os Economistas)
________. O Capital: crítica da economia política. Livro 3. Tomos 1 e 2. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
________. O Capital: crítica da economia política. V. 1. Livro 1. São Paulo: Difel, 1985.
OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Vozes: Petrópolis, RJ, 1998.
SALVADOR, Evilásio. Fundo público no Brasil: financiamento e destino dos recursos da seguridade social (2000 a 2007). Tese de doutorado em Política Social. Universidade de Brasília, 2008.
________. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
SICSÚ, João. Arrecadação (de onde vem?) e gastos públicos (para onde vão?). São Paulo: Boitempo, 2007.
SILVA, Giselle Souza da. Seguridade Social e monetarização de direitos sociais. Trabalho de conclusão de curso em Serviço Social. UFRJ, 2008.
________. Transferência de renda a capital portador de juros: uma insidiosa captura. Dissertação de Mestrado em Serviço Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.