Evocando o genius loci para a promoção de um desenvolvimento situado:
o caso Villa Sorra
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n2.2012.8126Palavras-chave:
Desenvolvimento Local Sustentável, Enogastronomia, Gastronomia, Patrimônio Cultural Material, Ambiente Construído, Genius LociResumo
O artigo apresenta as perspectivas teóricas e práticas de uma estratégia de desenvolvimento local, baseada na sinergia entre o patrimônio construído e enogastronômico local. Partindo de um quadro teórico de referência, o artigo se desdobra na descrição e análise do projeto Villa dei Sapori, desenvolvido para um complexo arquitetônico na Itália, situado na região de Modena, denominado Villa Sorra. O conceito de desenvolvimento situado é, através deste estudo de caso único, definido, exemplificado e interpretado a partir da experiência de seu gestor. Conclui-se que a definição de estratégias de valorização territorial, em uma perspectiva situada, partem da possibilidade de estabelecimento de uma relação dialógica entre o projetista e o genius loci (o“espírito do lugar”).
Referências
Elèuthera, 1993.
BUBER, M. (1921). Ich und Du. Consultado: (2001). Eu e Tu. Centauro Editora, 1921.
MAGNAGHI, A. Il Progetto Locale. Verso la coscienza del luogo. Consultado: (2010).
Il Progetto Locale. Verso la coscienza del luogo. Nuova Edizione Acresciuta. Torino:
Bollati Boringhieri, 2000.
MEADOWS, D.H.; Randers, J.; Meadows, D.L. Limits to Growth: The 30-Year Update.
White River Junction: Chelsea Green Publishing Company, 2004.
NORBERG-SHULZ, C. Genius Loci. Paesaggio Ambiente Architettura. Milano: Electa, 1979.
PAOLINI, D. I luoghi del gusto. Cibo e territorio come risorsa di marketing. Milano:
Baldini & Castoldi, 2000.
PETRINI, C. Buono, pulito e giusto. Principi di nuova gastronomia.Torino: Einaudi,
2005.
SIMON, H. A. The sciences of the artificial. The sciences of artificial. MIT Press,
1969 (Consultado: 1996).
WESTERING, J. Heritage and Gastronomy: the pursuits of the ´new tourist´.
International Journal of Heritage Studies, 1470-3610, volume 17, Issue 1, 46-61,
2011.
YIN, R. K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,
2005.
ZAOUAL, H. Globalização e Diversidade Cultural. Cortez, 2003.
ZAOUAL, H. Nova Economia das Iniciativas Locais. Rio de Janeiro: UFRJ- COPPE,
Programa de Engenharia de Produção e DP&A Editora, 2006.
ZAOUAL, H. O homo situs e suas perspectivas paradigmáticas. Oikos, volume 9, n.
1, 13-39, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.