CURVAS DE DISTRIBUIÇÃO DE DADOS SOBRE GERMINAÇÃO DO FEIJÃO: USO PARA ESTUDO SOBRE O FORMATADO DAS CURVAS DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36833Palavras-chave:
Física experimental. Curva de distribuição de dados. Covid-19. Ensino Médio.Resumo
Este artigo descreve o uso de uma práticas experimental de fácil reprodução, a germinação de grãos de feijão, para a obtenção e análise comparativa entre grupos de dados experimentais obtidos de forma aleatória e sistematizada por alunos do ensino médio da rede pública. Estes grupos de dados foram interpretados através de curvas de distribuição de dados em forma de sino, distribuição normal e utilizados como referência comparativa para a interpretação de padrões de curvas de contaminados na pandemia por Covid-19. Ao final, o ganho em aprendizagem pelos alunos foi verificado através da aplicação de questionário com questões discursivas.
Referências
Pereira, M. V. e Amaral, M. C. M., Atividades prático-experimentais no ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.34, n.1, pag.265, (2017).
Travers, R. M. W., Second handbook of research on teaching: A project of the American Educational Research Association,1973 Rand McNally.
Blosser, P. E., A Critical Review of the Role of the Laboratory in Science Teaching, 1980, ed. ERIC.
Grandini, N. A. e Grandini, C. R., Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP-Bauru, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.26, n.3, pag.251, ed. SciELO Brasil, (20014).
Blosser, P. E., Matérias em pesquisa de ensino de Física: O papel do laboratório no ensino de ciências, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.5, n.2, pag.74, (1988).
Fay, P. J., The history of chemistry teaching in American high schools, Journal of Chemical Education, v.8, n.8, pag.1533, ed. ACS Publications, (1931)
Takahashi, E. K. e Cardoso, D. C., Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.3, pag.185, (2011).
Séré, M. G. e Coelho, S. M. e Nunes, A. D., O papel da experimentação no ensino da física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.1, pag.30, (2003).
Alves, J. N., de Faria, B. L., Lemos, P. G. A., Costa, C. M. e Silva, C. S. e Oliveira, R. M. S. R., Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização, Revista Thema, v.18, pag.184, (2020).
Vilela, D. C., Germano, J. S. E., Monteiro, M. A. A. e Carvalho, S. J., Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: laboratório Tradicional x Laboratório Remoto, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.41, n.4, ed. SciELo Brasil, (2019).
OS NÚMEROS sobre a pandemia de coronavírus. [S. l.], 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/os-n%C3%BAmeros-sobre-a-pandemia-de-coronav%C3%ADrus/a-52848559. Acesso em: 15 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).