Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral

Autores

  • Roberto Vinícios Lessa do Couto Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25854

Palavras-chave:

Sequência Didática. Aprendizagem Significativa. Ausubel. Lipman. Astronomia.

Resumo

O estudo tem o objetivo pesquisar aportes da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do programa de filosofia para crianças e adolescentes de Matthew Lipman, para, a partir deles, delinear propostas de ensino de tópicos de astronomia ligados à gravitação clássica e à Relatividade Geral para o ensino médio.

Para tanto, pretende-se elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática abordando os seguintes tópicos de gravitação, em benefício do ensino de astronomia: breve histórico da gravitação, a lei da gravitação universal de Newton, o sistema solar, tópicos de relatividade restrita e geral, buracos negros e lentes gravitacionais. A aplicação da sequência didática se dará no contexto de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal.

Biografia do Autor

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

    imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

    • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
    • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
    • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
    • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
    • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 15–16, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25854. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/25854. Acesso em: 22 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>