UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA MOSTRAR A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8210Keywords:
Linear Momentum; Momentum Conservation Law; Center of Mass.Abstract
The linear momentum conservation law is usually taught in physics classes in contexts of collisions. Too often, students are convinced that this law only applies to those situations, which constitutes a limitation in the learning process and use of this law in more general situations. In this work, we use an elastic spring to show how this law can be taught in a different context, in a very simply and
intuitive way, associating this law with the motion of the Center of Mass (CM) of a system.
References
BROWN, D., COX, A.J.,Innovative Uses of Video Analysis, The Physics Teacher 47, 145150 (2009).
CARVALHO, P.S., Mola Slinky em movimento horizontal a 250fps. Disponível em: https://youtu.be/om0ND-wYe1U , 2017. Acesso: 22/10/2017.
SERWAY, R.A, BEICHNER, R.J., Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, 5th Ed., Orlando, Brooks/Cole, 2000. pp. 251-281.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).