Modern and Contemporaneous Physics in High School from the limitations of Classical Physics

Authors

  • Carlos Alberto Normando Federal University of Rondonia
  • Ricardo de Sousa Costa Federal University of Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25881

Keywords:

Physics Teaching. Didactic Sequence. Didactic Transposition.

Abstract

Cercados estamos por variados acontecimentos, onde fenômenos relacionados à Física, como, conceitos variados de Espaço, Tempo e diversas manifestações da Luz, são ainda hoje tópicos de difícil compreensão por parte dos estudantes, principalmente quando se trata de temas relacionados a Física Moderna e Contemporânea, seja por não conseguirem entender o assunto, ou o que é mais comum, total ausência desse conteúdo nas salas de aula do Ensino Médio (PIRES, 2008). Talvez por falta de tempo, dificuldade em trabalhar esses conceitos, professores deixam de ensiná-lo, ou trabalham de forma superficial. Sendo assim, este trabalho visa relacionar a Física Moderna e Contemporânea com a Física Clássica, mostrando como elas são correlacionadas. Para abordar esse tema em sua árdua e laboriosa construção, será utilizado um Caderno Didático, com uma proposta de transposição didática, onde se propõe que: Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, sejam apresentados e trabalhados simultaneamente em sala de aula, com o intuito de que se perceba , entenda-se essa longa ponte entre a Física Clássica e a Física Moderna e Contemporânea. Para sequência didática nos orientamos pelo humanismo do educador Paulo Freire. Busca o pesquisador que esse Produto Educacional, possa ser utilizado em sala de aula, por todos os professores que o julgarem relevante ao tratar sobre esses tópicos. Neste sentido, a Física nos apresenta diversos aspectos diferentes e maravilhosos da Natureza e das coisas que nos cercam. O fato de optar por trabalhar com a expansão da Física, usando os tópicos, Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, tem a ver como esses temas são relevantes desde Galileu, Newton, Einstein e tantos outros artífices maravilhosos até os dias atuais, na evolução de toda tecnologia que nos cerca. Um vídeo ao relacionar luz, imagem, tempo e naturalmente velocidade, tão fundamental no cotidiano, põe toda a ciência, que envolve Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo, ao nosso dispor, sendo utilizada rotineiramente no mundo, muitas vezes sem que as pessoas entendam como toda essa tecnologia foi construída. Sendo assim, este trabalho tem como objeto de estudo o ensino aos estudantes do ensino médio, da complementaridade entre Física Moderna e Contemporânea com a Física Clássica, através dos tópicos, Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, onde será utilizado um Caderno Didático, com uma proposta de transposição didática , que aplicará conceitos teóricos da aprendizagem do brasileiro Paulo Freire, objetivando um melhor aprendizado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio, relacionando esses temas a realidade estudantil.

Published

2019-07-06

How to Cite

Modern and Contemporaneous Physics in High School from the limitations of Classical Physics. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 61–62, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25881. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/25881. Acesso em: 18 jan. 2025.