DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM SIMULADOR EM HTML PARA ENSINO DE COLISÕES MECÂNICAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.53923Palavras-chave:
Simuladores computacionais. Ensino de Física. Colisões mecânicas.Resumo
Como resultado da aplicação de produto educacional desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), apresentaremos os estágios do desenvolvimento e da aplicação de um simulador computacional de colisões mecânicas em HTML. O trabalho foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. Como aporte teórico-educacional foram utilizados os três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov.
Referências
ABREU, J. B.; FREITAS, N. M. d. S. Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, p. e2734, 2017.
BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. do. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 187–197, 2018.
CARVALHO, S. A.; ARAGÃO, C. de O. Os caminhos do letramento visual: uma análise de material didático virtual. Revista Estudos Anglo-Americanos, n. 44, p. 9–34, 2015.
COLORADO, U. do. PhET Interactive Simulations. 2024. Acesso em: 14 abr. 2024. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/filter?subjects=physics&type=html>.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. [S.l.]: Cortez, 2002. 50
FENDT, W. Simulações de Física de Walter Fendt. 2024. Acesso em 14 abr. 2024. Disponível em: <https://www.walter-fendt.de/html5/phpt/>.
FILHO, G. F. de S. Simuladores computacionais para o ensino de física básica: uma discussão sobre produção e uso. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Dissertação de Mestrado.
FONSECA, A. F. da. Simulador de Colisões mecânicas em HTML. 2019. Simulador desenvolvido como parte da dissertação para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Norte (IFRN). Acesso em 05 jul. 2024. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/mnpef/ColSim.html>.
GUILLERMO, O. E. P. Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluídos e hidráulica na engenharia. Tese (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
JAIME, D. M.; LEONEL, A. A. Uso de simulações: Um estudo sobre potencialidades e desafios apresentados pelas pesquisas da área de ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, p. e20230309, 2024.
MACÊDO, J. A. de; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. de. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. especial 1, p. 562–613, 2012.
MOURA, M. A. Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física. Monografia (TCC) — Universidade Federal de Alagoas, 2022.
NETTO, A. V.; MACHADO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. F. Realidade virtual-definições, dispositivos e aplicações. Revista Eletrônica de Iniciação Científica, v. 2, n. 1, p. 1–29, 2002.
REIS, R. da S.; LEITE, B. S.; LEÃO, M. B. C. Apropriação das tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, p. 1–10.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).