Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física

Autores

  • Manoel Salvino de Lima Netto Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.52289

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Recursos didáticos. Chat GPT.

Resumo

Este artigo aborda a utilização da inteligência artificial (IA) para a produção de materiais
didáticos de Física, com ênfase na análise do comportamento gerado e no impacto
resultante nas práticas de ensino. A metodologia empregada fundamenta-se em técnicas de
processamento de linguagem natural (NLP) e visa utilizar o chatbot do Chat GPT- 3.5 para
gerar conteúdo educacional, e adicionalmente, foi utilizado o recurso links compartilhados,
pois tem-se a oportunidade de permitir que os próximos colaboradores possam continuar
exatamente do mesmo ponto de resposta do chat produzida. Os principais resultados
apontam para a redução significativa do tempo necessário para a elaboração de materiais
didáticos por parte dos professores, uma vez que a IA pode agilizar o processo de criação
e formatação. Além disso, a IA demonstrou não só aptidão para adaptar suas respostas
conforme as diferentes áreas da física, mas como também uma evidente capacidade de
assimilar equações de primeiro grau no contexto da física. A capacidade da IA em gerar
respostas precisas e relevantes, em consonância com o conteúdo abordado, resulta em
materiais mais ajustados à realidade e, consequentemente, melhora a experiência
educacional tanto no ponto de vista do professor quanto do estudante.

Biografia do Autor

  • Manoel Salvino de Lima Netto, Instituto Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Mestrando do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2024). Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias inovadoras e formação de professores.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 41–53, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.52289. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/52289. Acesso em: 18 jan. 2025.