CONTRIBUIÇÕES DO MICROENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50800Palavras-chave:
Ensino de física. Educação no campo. Microaulas.Resumo
O microensino é uma estratégia que tem como função básica possibilitar ao futuro professor a vivência de uma prática simulada, por meio de algumas etapas que podem variar, indo do planejamento à avaliação individual e coletiva da microaula. Este trabalho teve o objetivo de investigar o papel do microensino na formação de professores de Física para escolas do campo. Para isso, aplicou um questionário e analisou documentos referentes à prática do microensino realizada com uma turma de Metodologia de Ensino de Física de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, no campus de Picos, Piauí. Os dados foram analisados com base na Análise Temática. Os resultados mostraram que o microensino contribuiu para promover a autorreflexão, a autocrítica e a conscientização dos estudantes quanto às suas necessidades concernentes ao ensino de Física no contexto campesino. Além disso, o trabalho relevou o papel do coletivo na aprendizagem e do domínio do conteúdo no exercício da docência.
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