Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol
Palavras-chave:
Força e movimento. Física no futebol. Três momentos pedagógicos. Dialogicidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal relatar os resultados da aplicação de uma proposta de ensino dos conteúdos de Força e Movimento na disciplina de Ciências no nono ano do ensino fundamental. A metodologia usada foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e o futebol foi utilizado como tema contextualizante. A pesquisa consistiu numa investigação qualitativa, apoiada em observações, gravações de áudios, questionários e entrevistas aplicados aos alunos. A proposta foi desenvolvida inspirada nos ideais freireanos de uma educação dialógica, valorizando os discursos e a evolução dos alunos ao longo do processo, no sentido de potencializar uma pedagogia crítica e contextualizada dos fenômenos físicos. Nesse sentido, optou-se em iniciar a proposta dentro de uma atitude problematizadora em relação ao futebol, sua importância social e a proximidade entre esse esporte e a física, para depois realizar a organização e a aplicação do conhecimento adquirido. Dentre as atividades utilizadas houveram apresentação de vídeos sobre o futebol, uma aula num campo de futebol Society, bem como simulações computacionais. Os resultados obtidos revelaram uma contribuição significativa para a formação conceitual do aluno, além de favorecer o desenvolvimento de aspectos comportamentais e atitudinais. Uma comparação entre um pré e pós-teste constatou uma evolução nos conhecimentos dos alunos.
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