Análise do desafio docente no ensino de Física: habilitar e traduzir conceitos em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Palavras-chave:
Surdo. Ensino. FísicaResumo
É perceptível a dificuldade que temos em transmitir conhecimentos Físicos aos alunos Surdos (PAIVA, 2016), hoje sabemos que pelo desenvolvimento e crescimento do homem isso se torna cada vez mais fácil, mas nem sempre foi dessa forma, os Surdos foram tratados por muito tempo como inúteis, incompetentes e anormais, durante essa época foram privados de seus direitos básicos, contudo passaram a lutar por seus próprios direitos. Um dos fatores que auxiliou nas conquistas foi a mudança no âmbito educacional introduzida pelo Monge Pedro Ponce de Leon, e hoje difundida essa iniciativa no Brasil em escolas da rede pública que acolhem alunos Surdos. A transferência de conhecimento para esses alunos é de forma específica, não se trata de uma tarefa fácil, uma vez que existem terminologias próprias da disciplina ministrada como é o caso da Física, que possui um vocabulário técnico e conceitos que são ministrados de forma abstrata, e desta forma os intérpretes precisam de um tempo maior até mesmo para habilitar e traduzir conceitos. Diante desta análise despertou-se a necessidade de examinar as dificuldades na exposição dos conteúdos de Física para os alunos Surdos em algumas escolas da rede pública da cidade de São Luís - MA, com a finalidade de analisar os métodos que possam contribuir na compreensão das aulas de Física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).