ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE GERENCIAL DE PREFEITOS: UM ESTUDO A PARTIR DA IDEIA DE DOMINAÇÃO EM MAX WEBER
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v1i11.28100Palavras-chave:
Prefeitos. Dominação. Tipo Ideal. Dominação Legal.Resumo
O interesse deste artigo é analisar as ações administrativas dos prefeitos oriundas de suas relações sociais e políticas e compreender em que fundamento a sua autoridade está baseada. Segundo a teoria de dominação de Max Weber (2000), a autoridade do soberano pode estar baseada em três tipos puros legítimos de dominação, a saber: dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal. A metodologia apoiou se numa abordagem qualitativa e no método Tipo Ideal de Weber que é um instrumento investigativo que possibilita o cientista social compreender se as ações do líder estão sendo orientadas pela tradição, pelo carisma ou pela legalidade. Foram entrevistados sete prefeitos da região do Alto Paranaíba do Estado de Minas Gerais, tendo optado pela análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados obtidos possibilitaram entender que os prefeitos entrevistados agem de acordo com a legalidade e que suas vontades e desejos estão subordinados as leis pelas quais pautam seus atos. Portanto, de acordo com os estudos de dominação de Max Weber atrelados com a realidade social e política dos prefeitos, a dominação legal apresentou como base legítima do reconhecimento da autoridade dos gestores públicos municipais por parte das pessoas.
Referências
BENDIX, R. Max Weber: Das Werk. Darstellung, Analyse, Ergebnisse. Trad. do original em inglês para o alemão por Renate Rausch. München: Piper, 1960.
COHN, G. Café Filosófico: a Sociologia de Weber. YoutubeBR, 16 Jul. 2013. 51’11”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qU_zUBTsILQ>. Acesso em: 23 Ago. 2017.
COHN, G. Weber. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.
GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. de. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; MELO, R. B. de; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 301-323.
LAKATOS, E .M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
WEBER, Max. Economia e sociedade. 4 ed. Brasília, DF, v.1: UnB, 2000.
______. Economia e sociedade. Brasília, DF, v. 2: UnB, 1999.
______. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
______. Ensaios de sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2002.
______. Ensaios sobre a teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Centauro, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria