MONITORANDO A EVASÃO ESCOLAR NA ZONA RURAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: um estudo da contribuição do Programa Caminho da Escola
DOI :
https://doi.org/10.18829/rp3.v1i11.26814Mots-clés :
Evasão Escolar. Política Pública. Programa Caminho da Escola.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo investigar se o Programa Caminho da Escola, iniciativa do governo federal que tem como um dos seus outcomesesperados: a redução da evasão escolar na zona rural, é ou não eficaz quanto a isso. Para tanto, logo em seguida a algumas colocações delimitadoras da pesquisa, como o local e a rede de abrangência ”“ no caso, entre as escolas públicas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro ”“ o período ”“ especificamente, entre os anos de 2011 a 2015 ”“ e o input utilizado para a aquisição dos veículos padronizados de transporte escolar ”“ qual seja, os recursos orçamentários do Ministério da Educação (MEC). Foram trazidas ainda tanto algumas informações sobre a relação entre a falta de transporte, a evasão escolar no campo e o papel da União frente a esse problema. Quanto oferecidas ainda explicações de natureza metodológica. E por fim, apresentada a trilha percorrida pelo estudo, junto aos dados encontrados, para alcançar a conclusão de que a contribuição do Programa não foi tão relevante frente ao investimento realizado.
Références
ARAÚJO, Carlos Eduardo Freire. Análise de eficiência nos custos operacionais de rotas do transporte escolar rural. Dissertação de Mestrado em Transportes. UNB, 2008.
CARVALHO, Willer Luciano. Et al. O processo evolutivo do transporte escolar rural brasileiro no modo rodoviário. In: Revista Eletrônica de Engenharia Civil. Volume 13, nº 01, 2017.
CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e. O processo de fechamento de escolas rurais no Estado do Rio de Janeiro: a nucleação escolar analisada a partir da educação do campo. In: Anais do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. Uberlândia: UFU, 2012.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). PNE em movimento. Construindo indicadores educacionais nos municípios. Brasília: INEP-DIRED, 2016.
KREMER, Adriana. A nucleação escolar e o processo de desenraizamento nas comunidades rurais do município de Bom Retiro/SC. In: Anais do I Seminário de pesquisa em Educação do Campo. Santa Catarina: UFSC, 2010.
LAND, Kenneth. Et al. Handbook of social indicators and quality of life research. London/New York: Springer, 2012.
NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano (Org.). Manual de Direitos Difusos. São Paulo: Verbatim, 2009.
RUA, Maria das Graças; & ROMANINI, Roberta. Avaliações de políticas públicas e programas governamentais. Disponível em: <http://igepp.com.br/uploads/ebook/para_aprender_politicas_publicas_-_unidade_x_-_protegido.pdf<. Acesso em: 24/05/2017.
SILVA, Ester Simão Lopes; & Ana de Medeiros Arnt. O acesso à s escolas do campo e o transporte escolar. In: Anais do IV Fórum de Educação e Diversidade: diferentes (des) iguais e desconectados. UNEMAT, 2010.
SILVA, Lourdes Helena da. Et al. A educação no meio rural do Brasil: revisão da literatura. In: BOF, Alvana Maria. Et al. A educação no Brasil rural. Brasília: INEP, 2006.
YAMASHITA, Yaeko. Et al. Diagnóstico do transporte escolar rural. Relatório Final. Volume 1. UNB: CEFTRU, 2008.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria