A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a fase da implementação de dois cursos da Universidade Federal de Lavras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v11i2.26601

Keywords:

public policies. implementation. distance learning.

Abstract

This study is dedicated to the analysis of the public policy of distance learning focused on the implementation of the courses of Public Administration and Portuguese Letters, developed by the Center for Distance Education of the Federal University of Lavras in partnership with the Open University of Brazil. In this way the objective was to understand the implementation process according to the perception of different actors belonging to the University, who are involved with the implementation of the courses, and the coordinators of the in-person support centers of the municipalities where they are offered. The methodology used for this investigation was the qualitative analysis based on the use of case study methods and semistructured interviews. The study presented the facilities and difficulties that the implementers need to monitor so that the public policy can reach its objective, highlighting the articulated work between the teams and the process of institutionalization of distance education within the university.

Author Biographies

  • Érika Loureiro Borba, Universidade Federal de São João Del Rei

    Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras ”“ UFLA. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Internacional de Curitiba. Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna. Professora colaboradora do NEAD/UFSJ. Professora na Universidade Federal de São João Del Rei. Atua como pesquisadora nas áreas de políticas públicas, desenvolvimento do Estado e cidadania.

  • Kelly Aparecida Torres, Universitária na Universidade Federal de São João Del Rei

    estre e Graduada em Administração. Professora Universitária na Universidade Federal de São João Del Rei  professora no Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves - IPTAN.

  • Pablo Luiz Martins, Universidade Federal de São João Del Rei

    Professor Efetivo Adjunto nível II, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucai - UNIVAS, Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP (2008), Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2006) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2005). Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, Membro Convidado do Comite Cientifico del Coloquio Internacional AOM-ISEOR (Lyon, France), Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFSJ), Docente pesquisador do núcleo de Educação à Distância - NEAD da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Coordenador do Curso de Administração Pública - Modalidade a Distancia - UAB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distancia, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Controladoria, Estratégia, Co-Criação de Valor, Analise de Discurso, Contabilidade de Setores Específicos, Responsabilidade Social, Rotinas Trabalhistas, Gestão de Pessoas, Educação Continuada, Perfil Profissional do Profissional Contábil e Sistemas de Informações Contábeis.

  • Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Especialsta em Finanças (1987), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do CEFET-BH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Controladoria. Trabalha com pesquisa evolvendo os seguintes temas: Custos, Controladoria, Mapeamento de Processos, Logística Revesa, Micro e pequena empresa e Arranjos Produtivos Locais.

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Published

2018-01-24

How to Cite

A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a fase da implementação de dois cursos da Universidade Federal de Lavras. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.18829/rp3.v11i2.26601. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rp3/article/view/12453. Acesso em: 22 feb. 2025.