Organização do atendimento pré-hospitalar móvel de emergência:

uma questão de gestão dos serviços de saúde

Autores

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Grazieli Cardos da Silva Corpo de Bombeiros militares.

Palavras-chave:

Gestão, Políticas públicas

Resumo

O objetivo foi de compreender as reais funções dos Bombeiros Militares no atendimento de urgências e emergências em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul e, especificamente, entender a relação de bombeiros militares na intersecção com outras instituições no atendimento de emergência. Metodologicamente, o estudo pode ser classificado como pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória. Os sujeitos do estudo foram bombeiros militares atuantes no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel do município. Os resultados indicam que embora os Bombeiros saibam identificar as suas atribuições durante o atendimento de emergência, há necessidade de ampliar a inter-relação entre as equipes e há falta de coordenação entre as instituições envolvidas. Considerações finais: sugere-se a elaboração de um núcleo de educação em urgências, com vistas a incluir todas as instituições, objetivando além da formação profissional, a capacitação permanente para o atendimento pré-hospitalar especificamente, habilitando continuamente esses recursos humanos para tal atendimento, proporcionando então, coesão e entrosamento entre as equipes.

Biografia do Autor

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Enfermeiro. Mestre em Assistência de Enfermagem, Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões.

  • Grazieli Cardos da Silva, Corpo de Bombeiros militares.

    Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência em Saúde. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Soldado da Escola de Bombeiros.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Organização do atendimento pré-hospitalar móvel de emergência:: uma questão de gestão dos serviços de saúde. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 6º de janeiro de 2026];6(2):Pag. 1090-1209. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2898

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)