Organização e estruturação de uma unidade de pronto atendimento no sul do Brasil
Palavras-chave:
Gestão, Saúde públicaResumo
Objetivo do estudo: compreender os principais desafios de um serviço de saúde pública, no que tange a sua organização e a estruturação. Método: o presente estudo é de abordagem qualitativa, tipo descritiva e exploratória. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2013. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram 17 trabalhadores da equipe multiprofissional de atendimento à urgência e emergência. Na apreciação dos dados, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados e Discussões: a partir da análise dos dados coletados, emergiram as seguintes categorias: ‘desafios na gestão do serviço de saúde: estruturação, financiamento e organização da atenção’ e ‘desafios na organização da atenção em saúde’. Os resultados indicam que existem sérios problemas de estruturação e de organização dos serviços, em especial ao processo de trabalho. Conclusão: o estudo permitiu entender que há diversas fragilidades, sobretudo no que diz respeito à organização e estruturação do serviço de saúde.
Descritores: gestão em saúde; administração pública; gestão de qualidade; gestão de serviços de saúde.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).