Contribuições da abordagem histórica para o estudo da relação entre Educação e Saúde na Sociedade Brasileira

Autores/as

  • José Luiz Villar

Palabras clave:

Educação, Saúde

Resumen

A abordagem histórica pode contribuir para compreensão do processo de construção dos diferentes paradigmas sobre o corpo e como este se reflete na ação e na formação dos profissionais da área de saúde. A partir do séc. XIX o controle sobre o corpo considerado como “território” foi exercido através da instrumentalização da medicina, que pode ser vista como a principal formuladora de uma narrativa ou de um discurso predominante, hegemônico sobre o corpo e a saúde. As diferentes abordagens sobre o corpo influenciaram e foram influenciadas pelas relações estabelecidas entre a Educação e os profissionais da área de Saúde.

Biografía del autor/a

  • José Luiz Villar

    Doutor em História Social e das Idéias.Professor de História da Educação e Pensamento Educacional na Faculdade de Educação da UnB.

Publicado

2017-07-26

Número

Sección

Artigos de Pesquisa

Cómo citar

1.
Contribuições da abordagem histórica para o estudo da relação entre Educação e Saúde na Sociedade Brasileira. Rev. G&S [Internet]. 2017 Jul. 26 [cited 2026 Jan. 9];2(2):192-20. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/76