Contribuições da abordagem histórica para o estudo da relação entre Educação e Saúde na Sociedade Brasileira

Autores

  • José Luiz Villar

Palavras-chave:

Educação, Saúde

Resumo

A abordagem histórica pode contribuir para compreensão do processo de construção dos diferentes paradigmas sobre o corpo e como este se reflete na ação e na formação dos profissionais da área de saúde. A partir do séc. XIX o controle sobre o corpo considerado como “território” foi exercido através da instrumentalização da medicina, que pode ser vista como a principal formuladora de uma narrativa ou de um discurso predominante, hegemônico sobre o corpo e a saúde. As diferentes abordagens sobre o corpo influenciaram e foram influenciadas pelas relações estabelecidas entre a Educação e os profissionais da área de Saúde.

Biografia do Autor

  • José Luiz Villar

    Doutor em História Social e das Idéias.Professor de História da Educação e Pensamento Educacional na Faculdade de Educação da UnB.

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Publicado

26-07-2017

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Contribuições da abordagem histórica para o estudo da relação entre Educação e Saúde na Sociedade Brasileira. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 27º de dezembro de 2025];2(2):192-20. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/76