Identificação de fatores de risco para câncer cervical em mulheres assistidas por equipe da saúde da família em Cuiabá, MT
Resumen
Objetiva-se identificar fatores de risco para neoplasia de colo uterino em mulheres residentes na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Altos da Serra I do município de Cuiabá, MT. Estudo descritivo, a população foi composta por 19 mulheres que obtiveram resultados alterados do exame Papanicolaou no período de outubro de 2007 a setembro de 2009. Utilizou-se um questionário semi-estruturado para coleta dos dados, aplicado no domicílio de cada participante após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados apontaram que 9 (47,4%) mulheres iniciaram atividade sexual dos 10 aos 15 anos de idade, 11 (57,9%) não usam preservativos frequentemente, 11 (58 %) já tiveram mais de uma relação sexual sem preservativo, 6 (31,6 %) tinham de 15 a 17 anos de idade na primeira gravidez. Observou-se que o início da atividade sexual precoce e a não utilização de preservativos foram à s situações mais presentes entre as participantes. Os resultados apontam a necessidade de incorporar temáticas relacionadas a sexualidade por meio da educação em saúde voltada aos adolescentes, no intuito de diminuir as situações apontadas no estudo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença