A Política Saúde do Homem e sua operacionalização na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem
  • Juliano Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rolf Ribeiro de Souza Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da UFF

Palavras-chave:

Saúde pública

Resumo

Este estudo visa refletir sobre a operacionalização da Política Saúde do Homem no cotidiano do trabalho na atenção primária à saúde, especificamente na Estratégia Saúde da Família, e discorre sobre as barreiras apontadas pelo Ministério da Saúde como limitantes da participação dos homens na atenção primária, que são a organização dos serviços e a socialização masculina. O distanciamento dos homens dos serviços da atenção primária à saúde é um dos desafios enfrentado por equipes da Estratégia Saúde da Família ao atuarem na prevenção e promoção da saúde do homem. É necessário adotar medidas que sensibilizem esse segmento populacional para reversão da atenção secundária e terciária como porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Aponta-se o envolvimento da população masculina no planejamento da oferta da atenção à saúde como meio para adesão do homem às ações de Promoção da Saúde.

 

Biografia do Autor

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem

    Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica à saúde, saúde coletiva, saúde da família, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde e doenças crônicas.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
A Política Saúde do Homem e sua operacionalização na Atenção Primária à Saúde. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 25º de dezembro de 2025];3(1):308-17. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/102

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)