COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA:
EXPERIÊNCIA DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS
Abstract
Este estudo objetiva relatar a experiência de dois discentes da última série de enfermagem de uma faculdade brasileira pioneira no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no atendimento de urgência a uma usuária na atenção básica. Este atendimento que foi metodologicamente problematizado desencadeou junto à equipe de saúde, composta por enfermeiro, médico, auxiliares de enfermagem e agente comunitário de saúde, uma reflexão sobre a organização do processo de trabalho. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de gestão a educação permanente norteada pelo Método Altadir de Planificação Popular, os quais contribuíram para o desenvolvimento da competência gerencial do enfermeiro. A equipe de saúde identificou problemas durante atendimento, analisou suas causas e consequências e propôs intervenções no âmbito da gestão e organização do processo de trabalho para qualificar esta prática. Esse relato pode ser útil para o delineamento e a execução de um exercício de gestão em que se propõe problematizar a realidade, com vistas a articular teoria e prática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).